Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Futebol faz bem para a saúde: conheça os benefícios!

Viver com Saúde

Futebol faz bem para a saúde: conheça os benefícios!

O futebol é o esporte mais praticado no Brasil e movimenta as maiores bilheterias do planeta. O espetáculo que vemos na TV e nos estádios é apenas um reflexo da potência que esse esporte é: muda a vida das pessoas, faz girar a economia, alegra os torcedores e traz muitos benefícios para a saúde de seus praticantes. Isso mesmo, jogar futebol faz bem para a mente e para o corpo!

Você tem o costume de jogar ou interesse em começar a praticar? Então, continue a leitura, conheça os benefícios do futebol para a saúde e saiba como incluir o esporte na sua rotina!

Quais são os benefícios do futebol?

Sabe aquele encontro semanal para jogar uma partida de futebol? Essa prática traz vários benefícios para a saúde física e mental, melhora significativamente a qualidade de vida e proporciona mais bem-estar aos seus praticantes. Conheça as vantagens dessa prática esportiva.

Faz bem para o corpo e mente

Sabemos que o esporte traz muitos benefícios para a saúde, mas pouco se fala sobre o quanto a prática esportiva melhora a saúde mental. Não é à toa que os psicólogos e psiquiatras estimulam a prática esportiva de forma periódica. Afinal, os benefícios são excelentes para o equilíbrio físico e mental. Confira:

        alivia o estresse;

        reduz a ansiedade;

        melhora o foco;

        estimula o ciclo social;

        ajuda no trabalho em equipe;

        melhora quadros de depressão;

        contribui para o entendimento de limites.

Jogar futebol é uma forma de descarregar as tensões do dia a dia. Os exercícios praticados auxiliam no relaxamento do corpo e da mente, ocasionando a liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Logo, podemos dizer que o futebol deixa as pessoas mais felizes e dispostas.

Aumenta a oxigenação do cérebro

Por ser um esporte completo, que utiliza todo o corpo em movimentos de alta intensidade e variação, o futebol fortalece tanto a massa muscular quanto a cinzenta. O esporte estimula os mecanismos neuronais e bioquímicos, deixando o cérebro em alerta, o que reflete na concentração e favorece o estado emocional.

Mas para alcançar esse resultado, é necessário realizar a atividade de forma contínua, em intensidade leve a moderada.

Estimula as atividades cognitivas

O esporte é um combo de descontração, com preparo físico e equilíbrio mental. Esse conjunto de fatores aumenta a autoestima e instaura uma mentalidade positiva.

Com isso, o praticante previne doenças relacionadas à mente que podem se desenvolver a longo prazo, além de treinar os neurônios para que eles respondam aos desafios do dia a dia de forma ágil e eficiente.

Aumenta o “colesterol bom” e diminui o “colesterol ruim”

Durante o exercício, a circulação sanguínea aumenta, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias. Esse bom funcionamento do sistema cardiovascular evita que as gorduras, os triglicérides e o LDL — conhecido popularmente como “colesterol ruim” — se instalem e fiquem acumulados nas paredes das artérias. A atividade física também ajuda a elevar o nível do HDL (o "colesterol bom”).

Fortalece os ossos

Com o envelhecimento, nossos ossos se tornam menos densos, o que pode deixá-los mais fracos e sujeitos a fraturas. A partir dos 35 anos de idade, por exemplo, perdemos 0,5% da massa óssea por ano — a quantidade pode ser maior em mulheres que chegam na menopausa e nos homens com mais de 50 anos. O que fazer então para retardar essa fragilidade? Sim, praticar atividade física!

O futebol estimula movimentos rápidos e diferentes, como giros e ações de arranque e parada. Cada estímulo desse envia sinais às células ósseas para que elas fiquem mais ativas, podendo, assim, crescer mais fortes. Quando o músculo local é bem desenvolvido — fortalecido na musculação —, ele também estimula a resistência óssea.

Ou seja, o futebol também ajuda a prevenir a osteoporose e o reumatismo, doenças muito comuns em idosos, que torna os ossos mais frágeis e propensos a fraturas.

Melhora o sono

Se você tem insônia ou dificuldade para dormir, eis uma dica valiosa: a prática do futebol traz melhores condições para a normalização do sono. Isso porque a atividade ajuda a regular o metabolismo e o funcionamento do organismo como um todo, incluindo o sono.

O esporte, quando praticado com frequência, diminui o tempo necessário para o indivíduo adormecer e aumenta a eficiência do sono — o percentual de tempo em que você realmente dorme. Ou seja, o futebol proporciona um sono de melhor qualidade.

Fortifica os músculos

Outra grande vantagem do futebol é o fortalecimento muscular. Por ser um esporte de alta intensidade, trabalha todas as partes do corpo e estimula toda a musculatura, principalmente do abdômen e dos músculos inferiores (pernas, glúteos e panturrilha). Com isso, os músculos ficam mais fortes, o que reduz as chances de lesões e machucados.

Quem pode praticar futebol?

Qualquer pessoa, homem ou mulher de qualquer faixa etária — seja criança, adulta ou idosa — pode jogar futebol. O mais importante é ter uma preparação antes, durante e após a atividade. Alongamentos e musculação, por exemplo, são exercícios complementares que potencializam a prática do futebol.

As vantagens do esporte para o organismo vão desde o bom funcionamento dos órgãos até a melhora dos sistemas nervoso, cardiorrespiratório e cardiovascular. Com os exercícios, o praticante também sente necessidade em melhorar a alimentação, ou seja, é um verdadeiro estímulo para a ingestão de vitaminas e nutrientes, proporcionando uma vida plena e saudável.

Quais cuidados é preciso ter antes de jogar futebol?

Assim como qualquer atividade física, é necessário ter um acompanhamento profissional. Inicialmente, deve-se fazer uma consulta ao clínico geral ou preparador físico. Depois, é preciso realizar os exames solicitados e, após avaliação positiva, procurar um educador físico para orientação profissional da prática da atividade. 

Como você viu, bater uma bolinha entre amigos pode ser mais vantajoso do que você pensa. Além de ser um esporte democrático, com espaço para crianças, adultos, homens e mulheres, é um ótimo entretenimento e atividade física. Ou seja, os benefícios do futebol são verdadeiros estímulos para desenvolver e cultivar uma vida mais saudável!

Gostou do texto? Então assine nossa newsletter e recebe outros conteúdos como este. 

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?