Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Tuberculose: O Que É, Sintomas e Mais

Viver com Saúde

Tuberculose: O Que É, Sintomas e Mais

Embora seja menos lembrada atualmente, a tuberculose é uma doença infecciosa que continua a ser uma preocupação significativa de saúde pública em todo o mundo. Afinal, 10 milhões de pessoas adoecem de tuberculose mundialmente todos os anos, enquanto 80 mil casos são notificados só no Brasil.

A boa notícia é que já contamos com vacinação e tratamentos eficazes contra essa doença que, inclusive, pode levar à morte se não tratada adequadamente. Porém, continua sendo fundamental a conscientização sobre o assunto para combatê-la.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a tuberculose e como se prevenir dessa doença.

O QUE É TUBERCULOSE E QUAL É A CAUSA?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por bacilos (microrganismos bacterianos) e a sua transmissão acontece por via respiratória.

Isso significa que a contaminação acontece quando inalamos partículas no ar contendo esses bacilos, seja através da tosse, seja pelo espirro ou fala de uma pessoa contaminada.

A doença afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos e sistemas.

Ao contrário do que muitos acreditam, a tuberculose não é transmitida pelo contato com objetos contaminados. Isso porque, quando os bacilos se depositam em superfícies como roupas e talheres, acabam não sendo dispersados para o ar, o que acaba dificultando esse tipo de contaminação.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE TUBERCULOSE?

Embora algumas pessoas não apresentem sinais que indicam a contaminação pela doença, a tuberculose tem como principal sintoma a tosse seca ou produtiva (com catarro).

A seguir, conheça os sintomas que podem acompanhar a tuberculose:

     tosse que persiste por três semanas ou mais;

     febre no período da tarde;

     suor durante a noite;

     sensação de fadiga;

     falta de apetite;

     emagrecimento.

Em caso do surgimento dos sintomas e a suspeita de estar com tuberculose, você deve buscar ajuda médica para realizar os exames necessários para confirmar ou descartar a doença.

Lembrando que a confirmação do diagnóstico acontece por meio de exames laboratoriais e com a realização de uma radiografia do tórax.

COMO REALIZAR O TRATAMENTO CONTRA TUBERCULOSE?

O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento contra a tuberculose o mais rápido possível.

Assim, ao perceber que a tosse se prolonga por três semanas ou mais, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar os exames e identificar a presença da doença.

Em caso positivo, inicia-se o tratamento com a ingestão de antibióticos com duração de, no mínimo, seis meses. O tratamento da tuberculose é totalmente eficaz, sendo a doença completamente curável. Porém, é fundamental seguir o tratamento à risca até o final, mesmo que haja a melhora ou o desaparecimento dos sintomas.

Após algumas semanas de tratamento, é comum que os sintomas desapareçam. O paciente, acreditando que já está curado, muitas vezes deixa de tomar a medicação prescrita pelo médico.

Esse é um erro que deve ser evitado a todo custo para não comprometer o andamento do tratamento. Afinal, quando o paciente não toma os medicamentos da forma correta ou para de tomá-los no meio do tratamento, isso pode trazer consequências ainda mais sérias.

O que acontece é que, ao deixar de tomar os medicamentos sem estar totalmente curado, a tuberculose pode ficar resistente, dificultando ainda mais o tratamento.

Por esse motivo, o acompanhamento do paciente com tuberculose costuma ser feito de perto por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais.

COMO PREVENIR A TUBERCULOSE?

Embora a tuberculose seja uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades, assim como outras doenças respiratórias, o maior risco está na faixa etária que vai dos 0 aos 5 anos.

O motivo se deve ao sistema imunológico das crianças pequenas, que ainda se encontra em estágio de amadurecimento. Assim, é fundamental cuidar da prevenção por meio da vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin) para evitar que adoeçam.

Essa vacina é a principal forma de proteção contra as formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meníngea. A criança pode ser vacinada contra a doença ao nascer ou, no máximo, até completar os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A tuberculose é uma doença perigosa que, se não for tratada da maneira correta, pode se agravar ainda mais e até mesmo levar o paciente a óbito. Por esse motivo, cuidar da vacinação das crianças e ficar atento aos sintomas que indicam a doença são atitudes indispensáveis para prevenir ou, se necessário, iniciar o tratamento o mais breve possível.

Vacinar os recém-nascidos é a principal forma de reduzir o número de casos de tuberculose no Brasil. Confira o nosso artigo e saiba mais sobre a vacinação de crianças.

Planos Rede

O que você procura?