App Unimed Campinas Unimed
Mindful Eating. Você sabe o que é isso e como praticar?
Publicado 05/10/2021
O termo Mindful Eating nada mais é do que a prática da alimentação consciente, ou seja, no momento de se alimentar, o indivíduo deve se fazer presente, dando atenção máxima e apreciando de fato a sua refeição para não se distrair com elementos externos.
Além disso, já foi comprovado que essa prática auxilia no controle de peso, na melhora da digestão e na absorção de nutrientes, pois assim, ocorre a identificação de quais alimentos causam o “gatilho” emocional, proporcionando melhor gerenciamento das emoções e maior prazer no ato de comer.
Mas como praticar essa técnica em um mundo cheio de estímulos e distrações? Confira essas dicas e comece a praticar ainda hoje!
- Prepare o ambiente que você irá se alimentar, escolha a toalha de mesa, os utensílios que você gosta e tente manter um ambiente aconchegante e calmo. Caso você queira comer fora, escolha um lugar de ambiente agradável e na companhia de amigos.
- Evite mexer no celular ou assistir tv no momento da refeição. Reserve esse momento para você, essas distrações podem te desconectar, ocasionando a incorreta mastigação dos alimentos e comendo até mais do que realmente precisa.
- Se caso estiver satisfeito e ainda tiver alimento no prato, não precisa continuar a comer! Muitas vezes comemos para evitar o desperdício de comida, mas não é o que nosso corpo precisa naquele momento. Não force comer só para não jogar alimento fora, com a prática você vai saber a quantidade que você precisa colocar no prato e conhecer melhor a sua fome e saciedade.
- Sinta o cheiro, contemple as cores e mastigue os alimentos devagar, apreciando cada garfada! Uma técnica é descansar os talheres e usar a mão não dominante para comer, assim você irá garantir uma refeição com mais calma.
- Não fique pensando na quantidade de nutrientes ou quantas calorias tem no seu prato, o julgamento pode levar a culpa, causando ansiedade. Faça boas escolhas, mas acima de tudo, tenha autoconhecimento e equilíbrio, afinal essa técnica não é para ser encarada como dieta.
- Tente perceber durante a refeição o quanto ainda está com fome ou se já está satisfeito. Isso evitará excessos e promoverá autoconhecimento para quando se deve parar de comer. Ao finalizar, aprecie o momento e exerça a gratidão.
Disponível em: https: //www.sophiederam.com/br/blog/comportamento-alimentar/alimentacao-consciente SILVERTON, S. A revolução Mindfulness: Um guia para praticar a atenção plena e se libertar da ansiedade e do estresse. 2ª edição. São Paulo: Editora Alaúde, 2018.
Responsável Técnico Nutricionista Thais H.B. Cabral/CRN3: 42143