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Atendimento aos clientes em libras
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Atendimento aos clientes em libras

A partir de hoje, 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, a Unimed Campinas começa a atender a pessoa surda em sua língua materna – a Libras (Língua Brasileira de Sinais) – em seus canais de atendimento, por meio do ICOM, Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais.

O sistema permite que os clientes sejam atendidos em tempo real por meio de uma videochamada, na qual os intérpretes fazem a tradução Português-Libras, quebrando as barreiras da comunicação.

O ICOM é uma das principais plataformas de tradução simultânea do País para Libras. A empresa nasceu de uma iniciativa da AME, entidade que há mais de 30 anos trabalha para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência. Na Unimed Campinas, o serviço está disponível nos seguintes canais:

  • Atendimento presencial no Relacionamento com Cliente
  • Aplicativo Unimed Campinas
  • Chat online via site ou aplicativo
  • WhatsApp (19) 99605-5575
  • Telefone 0800 013 66 88
  • Site unimedcampinas.com.br

Como funciona

São duas modalidades: ICOM Conecta e o ICOM Online.

O ICOM Conecta permite a acessibilidade imediata em interações presenciais com os clientes surdos, facilitando o acesso aos serviços, suportes e atendimento em tempo real, de forma inclusiva e igualitária.

Ao acionar a plataforma ICOM por um link ou QR Code, o cliente surdo entra em uma videochamada com um intérprete de Libras, que irá traduzir e interpretar a conversa com o atendente. Rápido e imediato.

Já os canais digitais estão acessíveis em Libras com apenas um clique pelo ICOM Online. De maneira instantânea, o surdo também se conecta por meio de uma videochamada com intérpretes de Libras pelo site, aplicativo ou WhatsApp. Ao acionar a ferramenta, o intérprete conecta e liga para o atendente da Cooperativa, tirando as dúvidas e repassando as informações.

Saiba mais sobre a comunidade surda

Você sabia que cerca de 3 milhões de brasileiros fazem parte da comunidade surda? Cada pessoa é única, e essa comunidade é incrivelmente diversa, com diferentes formas de comunicação e necessidades. Conheça:

  • Surdo Sinalizante: utiliza a Língua de Sinais para se comunicar;
  • Surdo Oralizado: geralmente, usa a fala para se comunicar e tem mais facilidade para realizar a leitura labial;
  • Surdocego: tem comprometido, em diferentes graus, os sentidos da visão e da audição e, geralmente, utiliza a Libras Tátil ou o guia intérprete;
  • Surdo Implantado: possui implante coclear. Ele pode ser sinalizado ou oralizado;
  • Pessoa com deficiência auditiva: geralmente a deficiência foi adquirida ao longo dos anos e costuma utilizar recursos de tecnologia assistiva, como aparelhos auditivos (não há regras).

Em nosso site, já disponibilizávamos o avatar Hugo, que traduz, em Libras, o conteúdo de texto de forma literal e disponibilizamos o atendimento telefônico por meio do TDD (Telephone Device for Deaf). Com o atendimento por videochamada em Libras, ampliamos a comunicação com a comunidade surda, diminuindo as barreiras comunicacionais com o cliente.

Unimed Campinas. Valorizando a inclusão, como nenhuma outra.

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