
App Unimed Campinas Unimed
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para este ano a estimativa é de 23.660 novos casos de câncer colorretal, ou de intestino, em mulheres; e de 21.970 novos casos em homens. Esse é o terceiro tipo de câncer mais incidente tanto em homens quanto em mulheres. Já para o câncer de colo de útero, o quarto mais incidente nas mulheres, são estimados 17.010 novos casos.
Por esse motivo, neste mês, a Unimed Campinas promove a campanha Março: prevenção em dobro, com o objetivo de alertar a todos sobre esses dois tipos de câncer e ressaltar a importância da detecção precoce, além de informar sobre os principais sintomas e tratamentos das doenças. A campanha compõe o Movimento 365, criado para lembrar que é preciso cuidar da saúde nos 365 dias do ano e, com isso, ter mais longevidade e qualidade de vida.
Para dar visibilidade a essas causas, estão previstos anúncios em mídias, posts em nossas redes sociais e envio de e-mail marketing para os clientes. Além disso, também haverá ações em nossas empresas clientes e para os colaboradores da Unimed.
Confira a seguir, algumas informações sobre cada tipo de câncer.
É uma doença que se inicia na parte do intestino grosso, reto e ânus. Ela também é conhecida como câncer de cólon e reto ou câncer de intestino.
Principais sintomas:
Detecção:
Tratamento:
Prevenção:
Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
É um tipo de câncer causado, na maioria dos casos, pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), transmitido na relação sexual. Grande parte das pessoas têm contato com esse vírus, porém, na maioria das vezes, ele é eliminado naturalmente. Em algumas situações, podem aparecer lesões na vagina que, se não tratadas, podem causar o câncer, um tumor que se desenvolve na parte inferior do útero, chamada “colo”, que fica no fundo da vagina.
Sintomas
A maioria das mulheres não sente nada no início. Posteriormente, podem aparecer sangramentos fora do período menstrual, dor e corrimentos. Como esses sintomas são comuns a outras doenças, é muito importante procurar um médico.
Prevenção
As principais formas de prevenção da doença são o Papanicolau e a vacinação. O Papanicolau é um exame que detecta possíveis lesões causadas pelo HPV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nele, é colhido material do colo do útero e enviado para análise no laboratório. O exame é simples e rápido. Mulheres entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual devem fazer o exame de acordo com a conduta médica, podendo ser solicitado a cada 6 meses ou até a cada três anos. Quanto à vacinação, está disponível nos postos de saúde a vacina contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos, pois a proteção nesses grupos é maior do que em adultos.
Conhecer as doenças é fundamental para saber quando procurar seu médico, no caso de algum sintoma. Agora você já sabe um pouco mais sobre o câncer colorretal e o câncer de colo de útero. E vale sempre lembrar que para se manter saudável, é importante praticar exercícios físicos, evitar alimentos processados e priorizar alimentos de origem vegetal. Para isso, mantenha as consultas de rotina em dia.
Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
Procure seu médico e faça os exames preventivos.
Referência: INCA