Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
Prevenção ao Câncer de colo de Útero
VOLTAR

Prevenção ao Câncer de colo de Útero

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, cerca de 17 mil jovens e adultas serão diagnosticadas com câncer de colo de útero, a quarta doença mais comum entre as mulheres. Mesmo assim, quando diagnosticado e tratado precocemente, esse câncer tem uma taxa de cura de até 95%, o que destaca a importância de exames regulares.

Na Unimed Campinas, a saúde é nossa prioridade. Neste mês, a Campanha Março Lilás reforça o nosso compromisso com a saúde. Por isso, enfatizamos a importância de você procurar o seu médico para receber acompanhamento clínico e orientações necessárias, além de fazer os exames preventivos, como o Papanicolau, conforme indicação médica.

Prevenção do Câncer de Colo do Útero e Vacinação:

  • Sendo o vírus HPV a principal causa desse tipo de câncer, a prevenção começa com a vacinação, recomendada desde a infância;
  • Embora existam mais de 150 tipos de HPV, os tipos 16 e 18 são responsáveis por mais de 70% dos casos notificados.
  • A vacina, disponível gratuitamente pelo SUS, é indicada para meninas, de 9 a 14 anos, e meninos, de 11 a 14 anos, sendo administrada em duas doses com intervalo de seis meses.

Fatores de Risco e Exames Preventivos

Mesmo sem histórico familiar, a mulher corre risco de desenvolver câncer de colo do útero, pois o principal fator causador é a infecção por tipos do HPV, transmitidos pelo contato sexual.

Por isso, é essencial que mulheres sexualmente ativas utilizem sempre os métodos de prevenção, como a camisinha masculina e feminina, e realizem exames Papanicolau periódicos (indicado a partir dos 25 anos de idade).

No início da doença, muitas mulheres não apresentam sintomas. Com o tempo, podem surgir sangramentos fora do período menstrual, dores e corrimentos. Como esses sinais também ocorrem em outras condições, é essencial consultar um médico. Manter os exames de rotina é fundamental, já que o HPV pode permanecer no corpo sem ser identificado de outra forma, e o tratamento precoce é a chave para uma boa recuperação.

Lembramos, também, que manter hábitos saudáveis é essencial para prevenir esse câncer e até outras doenças. Esses hábitos incluem ter uma alimentação balanceada e rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, evitar o consumo excessivo de tabaco e de álcool, praticar atividade física regularmente e manter uma rotina de descanso com boas noites de sono.

Cuidar da sua saúde é um ato de amor-próprio!

Procure o seu médico e faça os exames preventivos.

Março Lilás. Prevenção é a chave: use preservativo, vacine-se e faça o Papanicolau!

Planos Rede

O que você procura?