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POLÍTICAS INSTITUCIONAIS
Pronto Atendimento
Unimed Campinas
POLÍTICA DE GESTÃO DA QUALIDADE E GESTÃO DE RISCO
A Política de Qualidade e Gestão de Risco do Pronto Atendimento Unimed Campinas tem por objetivo a busca pela excelência na prestação de serviços de atenção à saúde, por meio da gestão de seus processos, fortalecimento da segurança do paciente, qualidade do cuidado à saúde e prevenção da ocorrência de incidentes, além da integração dos processos para garantir a satisfação dos clientes e melhoria contínua.
Esta política estabelece:
- Auditorias Internas;
- Ferramentas da Qualidade;
- Gestão de Documentos;
- Gestão de Indicadores;
- Gestão de Protocolos;
- Gestão de Riscos assistenciais e Riscos institucionais;
- Mapeamento de Processos;
- Plano Institucional de Melhoria da Qualidade;
- Gerenciamento das políticas institucionais.
POLÍTICA DE GESTÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
A Política de Segurança do Paciente do Pronto Atendimento Unimed Campinas tem como principal objetivo definir boas práticas de funcionamento para garantir a segurança do paciente e qualidade do cuidado, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes visando minimizar risco de dano desnecessário associado ao cuidado da saúde dos pacientes assistidos.
Esta política estabelece:
- Diretriz institucional de consentimento informado e esclarecido;
- Direitos e Deveres do Paciente;
- Processo de divulgação de Incidentes Relacionados à Segurança dos Pacientes;
- Sistemática de notificação e tratativa de incidentes e eventos adversos;
- Núcleo de Segurança do Paciente;
- Práticas para Segurança do Paciente;
- Cultura de Segurança do Paciente.
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
A Política de Comunicação do Pronto Atendimento Unimed Campinas visa estabelecer padrões de comunicação para orientar o relacionamento com os seus públicos de interesse e estratégicos, meio de promover seu envolvimento na melhoria do desempenho da instituição.
Esta política estabelece:
- Clientes e partes interessadas;
- Diretrizes, posturas, valores e princípios;
- Canais de comunicação;
- Plano de comunicação em momento de crise;
- Divulgação dos serviços oferecidos.
POLÍTICA DE GESTÃO DAS INFORMAÇÕES
A Política de Gestão de Informações do Pronto Atendimento Unimed Campinas estabelece diretrizes de uso das informações privilegiadas, pessoais ou sensíveis dos Serviços Próprios da Unimed Campinas e contribui na orientação, capacitação e permissão da utilização de informações de todos os colaboradores, médicos e terceiros dos Serviços Próprios.
Esta política estabelece:
- Gestão das informações;
- Tipos de informações geradas, coletadas e utilizadas para alimentar os processos internos e externos;
- Métodos de obtenção, análise e tratativa dessas informações;
- Gestão da segurança das informações.
POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
A Política de Gestão de Pessoas do Pronto Atendimento Unimed Campinas tem o objetivo de promover uma gestão saudável e eficaz dos colaboradores nos aspectos legais, maximizando a assertividade dos processos que confere melhor desempenho às organizações resultando em competividade e produtividade.
Esta política estabelece:
- Processo para recrutamento, seleção e admissão;
- Processo para integração;
- Processo para avaliação de desempenho;
- Processo para desenvolvimento;
- Processo para retenção;
- Processo para valorização e desligamento, a partir das competências definidas;
- Código de conduta;
- Fluxo de apoio a segundas vítimas;
- Fluxo de apoio a profissionais vítimas de agressão;
- Fluxo de apoio a profissionais com necessidade de apoio emocional.
POLÍTICA DE GESTÃO FINANCEIRA
A Política de Gestão de Custos do Pronto Atendimento Unimed Campinas tem como principal objetivo produzir informações onde seja possível analisar a rentabilidade e desempenho das atividades da instituição. Confeccionar relatórios em que as informações encontram-se dispostas sob diferentes formatos e adequadas a todos os níveis de responsabilidade, permitindo dessa forma a sua utilização para as funções de avaliação do desempenho, planejamento e subsidiar as tomadas de decisões relevantes no presente cenário da assistência médico - hospitalar.
Esta política estabelece:
- Gestão orçamentária de acordo com as diretrizes estratégicas e demandas operacionais;
- Método de planejamento e controle financeiro, considerando faturamento e glosa;
- Critérios para orientar as decisões de alocação de recursos;
- Acompanhamento periódico do desempenho financeiro;
- Gestão de custos;
- Gestão de contratos;
- Gestão do patrimônio;
- Planejamento e monitoramento financeiro definindo critérios de orientação para as decisões de alocação de recursos;
- Modelo de aprovação de grandes transações, investimentos de capital ou grandes equipamentos;
- Implementação da auditoria financeira;
- Auditorias externas regulares e precisas da administração sobre o desempenho operacional e financeiro;
- Sistema financeiro eficaz usado para registrar e rastrear receitas e despesas passadas, atuais e projetadas e posições financeiras;
- Definição e acompanhamento dos objetivos financeiros estratégicos;
- Estabelecimento e monitoramento dos indicadores financeiros.
POLÍTICA DE GESTÃO AMBIENTAL
A Política de Gestão Ambiental do Pronto Atendimento Unimed Campinas define a importância do planejamento e prática de ações de responsabilidade socioambiental com vistas a preservar a saúde e a qualidade do meio ambiente, bem como reduzir o uso dos recursos naturais, garantindo assim, que as gerações futuras encontrem um ambiente compatível com as suas necessidades.
Esta política estabelece:
- Estratégias para redução de impacto ambiental;
- Uso racional de recursos naturais;
- Gerenciamento de resíduos;
- Qualidade da água;
- Controle de vetores;
- Logística reversa;
- Conscientização e capacitação;
- Inovação e melhoria contínua;
- Transparência e acompanhamento do processo;
- Revisão e atualização.
POLÍTICA DE GESTÃO DE FORNECEDORES DE SERVIÇOS E PRODUTOS
A Política de Gestão de Fornecedores do Pronto Atendimento Unimed Campinas tem como objetivo estabelecer diretrizes para orientar aos procedimentos de contratação e manutenção de fornecedores e prestadores de serviço, bem como o monitoramento e a qualificação das empresas.
Esta política estabelece:
- Critérios para qualificação de fornecedores;
- Critérios para avaliação de desempenho de fornecedores;
- Critérios para avaliação de contratos;
- Classificação de fornecedores.
POLÍTICA PARA ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DIGNIDADE E RESPEITO
A Política para atendimento de pacientes com dignidade do Pronto Atendimento Unimed Campinas tem por objetivo estabelecer diretrizes institucionais que não permitam diferenças no atendimento de pacientes e acompanhantes independente de sua raça, credo, idade, opção sexual, deficiência e que respeitem suas necessidades e direitos.
Esta política estabelece:
- Plano de atendimento a pacientes com deficiência intelectual, física, auditiva e/ou visual;
- Plano de atendimento as necessidades de crença religiosas dos pacientes e familiares;
- Plano de atendimento a melhor idade (idosos), contemplando suas necessidades especiais;
- Plano de atendimento respeitoso a pacientes independente de sua opção sexual ou estrutura familiar (LGBTQIA+) e Incorporação no protocolo de identificação a opção do paciente ser tratado por seu nome social, se assim desejar;
- Plano de desenvolvimento e capacitação das equipes.
POLÍTICA DE CUIDADOS PALIATIVOS E TERMINALIDADE
A Política de Cuidados Paliativos do Pronto Atendimento Unimed Campinas visa a promoção da assistência por uma equipe multidisciplinar, com objetivo de promover qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. Esses cuidados incluem prevenção e alívio do sofrimento físico, social, psicológico e espiritual, e devem ocorrer através da identificação precoce dos sintomas, avaliação e tratamento da dor. A abordagem em cuidados paliativos apoia-se em quatro pilares centrais de atuação: Prognóstico, Plano de cuidados, Comunicação e Controle de sintomas.
Esta política estabelece:
- Protocolo de identificação, controle e manejo da dor;
- Protocolo multidisciplinar de identificação, abordagem, manejo e suporte terapêutico de paciente paliativos e em terminalidade;
- Sensibilização as equipes assistenciais sobre cuidados paliativos;
- Capacitação das equipes assistenciais sobre cuidados paliativos.
POLÍTICA CONSENTIMENTO INFORMADO E ESCLARECIDO
A Política de Consentimento Informado e Esclarecido do Pronto Atendimento Unimed Campinas define as estratégias para a promoção de esclarecimentos ao paciente e/ou responsável antes da realização de procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos com potencial para causar danos ou agravo à saúde, elucidando ao paciente ou responsável quais os riscos, benefícios e possíveis complicações em consonância com o princípio da autonomia e da dignidade dos pacientes atendidos.
Esta política estabelece:
- Redação do documento está em linguagem clara
- Respeitar as características individuais e privacidade
- Canais de comunicação efetiva com paciente e/ou responsável
- Orientar e esclarecer o paciente e/ou responsável de todos os riscos envolvidos
- Assegurar a compreensão das orientações
- Promover a valorização e ampliação do diálogo entre profissional e paciente e/ou responsável