Dicas de Segurança
Tentativas de fraudes ocorrem em todos os setores e na área da saúde não é diferente. Diversos golpes são aplicados diariamente, tanto virtualmente como presencialmente.
Confira as dicas abaixo e mantenha suas informações sempre seguras na internet.
2. Whatsapp, SMS e ligações:
- Nunca forneça senhas, número de cartão de crédito ou faça pagamentos via PIX por chamadas telefônicas ou por Whatsapp.
- Desconfie de mensagens recebidas por SMS, Whatsapp ou outro meio solicitando transferência de dinheiro ou pagamentos não esperados. Ligue para a pessoa ou para a empresa que solicitou utilizando canais oficiais de atendimento como por exemplo o Fale Conosco. Mensagens de áudio estão sendo alteradas utilizando inteligência artificial clonando a voz de um contato. Na dúvida sempre ligue para confirmar a solicitação.
- Hospitais nunca solicitam transferência por ligações telefônicas. Se alguém solicitar pagamento de procedimentos entre em contato diretamente com o hospital pelos canais oficiais e reporte o ocorrido.
- Nunca forneça o código de 6 dígitos do Whatsapp. Com esse código golpistas podem clonar o seu Whatsapp e praticar golpes em seu nome.
3. Sites e apps
Sempre confira os sites que estiver acessando. Verifique se o site contém um cadeado ao lado do endereço e fique atento a pequenos erros de grafia tais como letras repetidas ou letras faltando como por exemplo: www.unimdcampinas.com.br. Note que a letra “e” de Unimed está faltando e esse site pode levar a um site malicioso.
Sempre instale aplicativos da Unimed Campinas utilizando lojas oficiais do Google ou da Apple.
Instalar aplicativos de outras fontes pode levar a apps maliciosos que roubam dados, causando diversos danos e transtornos.
4. Senhas
- Crie senhas de no mínimo 8 caracteres alfanuméricos com maiúsculas e minúsculas sempre que possível. (Ex: Xgy38*&b).
- Troque suas senhas periodicamente.
- Nunca compartilhe a sua senha e nem a forneça por telefone ou por outro meio.
- Evite usar a mesma senha para todos os sites que acessar.
5. Promoções imperdíveis e outros e-mails urgentes
Sempre desconfie de promoções imperdíveis por tempo muito curto ou e-mails ou ligações telefônicas solicitando ações urgentes tais como: troca de senhas, atualização cadastral urgente, vagas limitadas entre outros como por ex: “Última chance para ganhar um brinde exclusivo. Clique aqui para cadastrar”. Outro tipo de mensagem que pode levar a um golpe pode ser: “Sua conta será bloqueada em 2 horas. Clique aqui para atualizar seus dados.”
Se receber ligações ou e-mails deste tipo nunca forneça informações pessoais. Sempre verifique a autenticidade entrando em contato pelos canais oficiais.
6. Boleto falso
Seguem algumas recomendações de segurança a serem compartilhadas com clientes e/ou beneficiários para evitar que eles caiam em golpes de boleto falso:
- Nunca acesse e-mails contendo boletos para pagamento em máquinas compartilhadas ou públicas e evite acessar sites de bancos nesses equipamentos. Prefira acessar o boleto diretamente no canal do cliente na página da Unimed Campinas.
- Sempre verifique na tela de confirmação de pagamento se o beneficiário é o mesmo do boleto a ser pago.
- Nunca efetue pagamentos utilizando redes públicas tais como redes de aeroportos, hotéis, shoppings entre outras.
- Mantenha sempre os sistemas operacionais dos dispositivos atualizados (Windows, MacOS, Android entre outros).
- Utilize sempre antivírus atualizado.
- Em caso de suspeitas não pague o boleto e entre em contato com a Unimed Campinas pelos canais oficiais como por exemplo o Fale Conosco.