Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Alcoolismo: como identificar a dependência e tratar?

Cuidado Contínuo

Alcoolismo: como identificar a dependência e tratar?

O consumo de bebidas alcoólicas é uma prática bem comum que, de modo geral, as pessoas não imaginam que possa levar à dependência. O seu uso e comercialização são permitidos pela legislação, contudo, a ingestão de álcool em excesso pode provocar diversos danos para a saúde.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o alcoolismo é considerado uma doença psiquiátrica, com prejuízos físicos e mentais. Isso significa que, embora existam fatores fisiológicos envolvidos, a dependência é psíquica. Logo, o problema pode comprometer o funcionamento do organismo e gerar consequências negativas na vida de familiares e amigos próximos.

Neste post, vamos explicar o que é o alcoolismo, os sintomas e os riscos da doença para a saúde. Confira!

O que é o alcoolismo?

O alcoolismo é uma doença crônica que tem como característica a dependência ao álcool. Com o tempo, a pessoa se torna tolerante à intoxicação causada pela substância e apresenta sinais de abstinência quando deixa de consumi-la.

Os alcoolistas costumam fazer o uso descontrolado e constante da bebida, o que compromete gravemente o funcionamento do organismo, gerando consequências irreversíveis. Além disso, não é somente o dependente que se prejudica, mas todos aqueles que estão ao seu redor.

De acordo com a OMS, quase 3% da população brasileira acima dos 15 anos é considerada alcoólatra, representando cerca de 4 milhões de pessoas.

Além disso, infelizmente, o alcoolismo na adolescência tem aumentado. Um estudo feito pela Pediatria do Hospital Universitário da USP mostrou que 60% dos adolescentes, na faixa dos 17 anos, já consumiu bebidas alcoólicas. A ingestão se inicia por volta dos 10 anos e, em 20% dos casos, ultrapassa uma dose diária.

De modo geral, as causas do alcoolismo são multifatoriais, incluindo:

        Acesso facilitado;

        Genética;

        Transtornos mentais;

        Estresse, ansiedade e/ou depressão.

Quais são os sintomas do alcoolismo?

O alcoolismo pode causar diversos sintomas no indivíduo. Abaixo, você vai conhecer os principais.

Fadiga e dificuldade de raciocínio

Por atuar no sistema nervoso, o álcool pode afetar a capacidade cognitiva das pessoas. A substância é classificada como depressora, ou seja, provoca sensação de relaxamento e sonolência.

Com o tempo, o abuso provoca dificuldade de raciocínio e cansaço físico. Em casos mais graves, o indivíduo pode ter alucinações e confusão mental. Esses sinais podem se intensificar à medida que a pessoa desenvolve tolerância à substância e passa a consumi-la cada vez mais para obter a sensação desejada.

Alterações de humor

As pessoas sob efeito do álcool demonstram relaxamento, euforia e alegria. Elas podem se tornar dependentes das sensações e consumir o álcool em uma quantidade cada vez maior para prolongar os efeitos.

Por outro lado, quando o alcoolista diminui o consumo de bebida alcoólica, alguns sintomas podem surgir, como agressividade, irritabilidade e ansiedade. Nesse caso, é fundamental iniciar um tratamento para reduzir a ingestão da substância.

Distúrbios do sono ou alimentares

O desejo de ingerir bebidas alcoólicas pode diminuir a vontade de se alimentar e gerar problemas relacionados à nutrição, como bulimia alcoólica e anorexia. Nesse caso, o indivíduo deixa de comer e pode induzir à náusea ou ao vômito.

Além disso, as bebidas alcoólicas alteram o sono da pessoa, provocando distúrbios como sonambulismo, insônia e apneia do sono.

Quais são os sinais de abstinência?

A abstinência alcoólica é caracterizada por vários sintomas que se apresentam em pessoas dependentes do álcool e que pararam de consumir a substância de maneira abrupta.

Em muitos casos, a abstinência envolve sintomas sérios que trazem graves consequências para a pessoa, além de dificultar o processo de superação do vício. Alguns dos principais sinais incluem:

        Cansaço;

        Palidez;

        Dor de cabeça;

        Dificuldade de raciocínio;

        Ansiedade;

        Nervosismo;

        Irritabilidade;

        Taquicardia;

        Vômitos e náuseas;

        Tremores;

        Sudorese intensa.

Quais são os riscos do alcoolismo para a saúde?

O abuso de álcool pode provocar várias consequências graves para o organismo. Veja, a seguir, os riscos para a saúde.

Problemas gastrointestinais

O excesso de bebidas alcoólicas causa inflamações e lesões no aparelho digestivo, como estômago e esôfago, causando dor, azia, vômitos e sangramentos. Além disso, o álcool interfere na produção de suco gástrico e no tempo de esvaziamento estomacal, o que interfere na digestão.

Anemia

Um quadro de desnutrição relacionado ao uso abusivo do álcool pode surgir tanto pela diminuição da absorção de nutrientes quanto por uma dieta inadequada.

A deficiência de vitamina B12, além do efeito tóxico da substância, causa anemia. Nesse caso, a formação de hemácias, ou glóbulos vermelhos, fica alterada, o que causa dificuldade para levar oxigênio às células do organismo.

Osteoporose

A ingestão excessiva de álcool ao longo da vida influencia diretamente na saúde dos ossos, principalmente no processo de mineralização óssea, o que aumenta o risco de fraturas e osteoporose.

Além disso, a substância interfere na produção de vitamina D e no equilíbrio metabólico do cálcio, contribuindo para complicações nos ossos. No caso das mulheres, o alcoolismo está relacionado a perda óssea em todas as idades.

Qual é o tratamento para o alcoolismo?

O tratamento do alcoolismo depende dos recursos disponíveis e do grau de dependência da pessoa. De modo geral, ele acontece em consultas ambulatoriais, em casa ou hospitais, incluindo:

        aconselhamento, para auxiliar a pessoa a identificar os sentimentos e as situações que levam à necessidade de beber;

        uso de medicamentos, para diminuir a compulsão pelo álcool ou para que a substância se torne aversiva;

        desintoxicação, processo de eliminar o álcool de um indivíduo de maneira segura;

        construção de novos modos de lidar com a situação;

        psicoterapia e atendimento familiar.

O apoio e o envolvimento de amigos e familiares é fundamental para a recuperação. Diversos programas oferecem terapia familiar e aconselhamento conjugal como parte do processo de tratamento.

Como vimos, o alcoolismo é uma doença grave e que pode gerar sérias consequências para o indivíduo e familiares a sua volta. Portanto, é importante ficar atento aos sintomas para que o tratamento seja iniciado da maneira mais rápida possível. Com isso, a pessoa pode melhorar sua qualidade de vida e ter mais saúde e bem-estar.

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, entenda a importância do diagnóstico precoce do câncer e como prevenir a doença!

Conteúdo revisado pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed Campinas. 

Planos Rede

O que você procura?