Com a facilidade proporcionada
pela internet, há mais acesso à informação do que nunca. Mas também ficou mais
fácil ser alvo de golpes e fraudes na saúde. Criminosos se passam por
representantes de instituições e tentam extrair informações ou dinheiro das
vítimas.
Identificar os sinais de um golpe
é a melhor forma de se proteger. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas
rápidas para garantir a sua segurança. Acompanhe.
QUAIS
OS TIPOS DE FRAUDES NA SAÚDE PODEM ACONTECER?
Os golpes e fraudes podem tomar
várias formas e têm um impacto negativo nos
serviços de saúde.
Por isso, alguns são difíceis de identificar. Veja aqui os tipos mais comuns:
FALSOS BOLETOS
Você recebe uma cobrança,
geralmente por e-mail, mas de um e-mail falso, se passando pelo plano de saúde.
O código de barras que aparece não leva para a conta da provedora, mas, sim, a
do criminoso.
MENSAGEM PEDINDO DADOS
PESSOAIS E SENHAS
Criminosos enviam uma mensagem
pedindo dados ou com um link para inserir essas informações, por SMS, WhatsApp
ou redes sociais.. Nenhuma instituição pede esse tipo
de informação por mensagem!
CHAMADAS DE URGÊNCIA
Você recebe uma mensagem com uma
promoção limitada ou ameaçando cancelar um serviço. A ideia é criar um senso de
urgência para que a pessoa aja antes de pensar.
PROTEÇÃO
CONTRA FRAUDES NA SAÚDE: COMO EVITAR E SE PROTEGER?
A melhor proteção contra fraudes
na saúde, em última instância, é se manter alerta! Agora que você sabe das
fraudes mais comuns, pode conseguir identificar caso esteja prestes a cair em
um, conseguindo, assim, identificar os sinais de um golpe e não cair nessa
armadilha.
Caso receba algo que levante
suspeitas e/ou fique em dúvida, entre em contato com a instituição diretamente,
sem realizar nenhuma ação antes, e sem usar links ou atender números suspeitos.
CAI EM UM GOLPE. O QUE FAZER?
Se você acha que foi vítima de uma
fraude, o mais importante é agir o quanto antes para corrigir a situação. Entre
em contato com a instituição e peça ajuda. Assim, você receberá instruções
sobre como evitar maiores danos, seja com falsificação de dados ou outras
práticas criminosas.
Na Unimed, trabalhamos sempre para garantir
que nossos clientes estejam seguros contra golpes. Temos canais de informação
legítimos e protegidos, onde você sempre pode entrar em contato, sem riscos.
Você também pode utilizar nossos
canais de autoatendimento para confirmar atividades
realizadas com seu plano e garantir que não houve nenhuma atividade suspeita.
Caso necessário, pode solicitar a substituição do cartão do seu plano, para que
os dados antigos não sejam mais utilizados.
Quer se informar melhor sobre o assunto para não cair em fraudes? Veja aqui algumas outras orientações contra fraudes na saúde da Unimed para se proteger.