A telemedicina é um conceito que abrange qualquer prática médica realizada remotamente, por meio de recursos eletrônicos. Consultas por vídeo para atendimento e acompanhamento médico, emissão de prescrições e laudos totalmente digitais, e orientações por aplicativo são alguns exemplos.
Impulsionada pela pandemia de Covid-19, a telemedicina se tornou uma tendência definitiva na área da saúde. Estamos falando de uma inovação cheia de vantagens, tais como a eliminação de distâncias geográficas, a possibilidade de trocas de informações instantâneas e a redução da circulação em espaços presenciais de atendimento.
Neste post, explicamos melhor o que é essa tendência, quais são suas principais frentes e vantagens, além de comentarmos um pouco sobre as práticas de telemedicina da Unimed Campinas. Vamos lá?
O que é telemedicina e como ela funciona?
A área da saúde é muito sensível às inovações tecnológicas. Com a pandemia de Covid-19 e a gravidade de uma crise sanitária sem precedentes no nosso tempo, diversas inovações foram adotadas massivamente em pouco tempo. Foi preciso lidar com um volume enorme de atendimentos e, ao mesmo tempo, conter a rápida contaminação.
Nesse cenário, a telemedicina ganhou um espaço decisivo. Logo no início da pandemia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou o uso excepcional de formas alternativas de atendimento por meio da Lei nº 13.989/2020. Esse foi o primeiro passo para que as práticas de medicina realizadas virtualmente fossem cada vez mais adotadas no país.
De acordo com dados divulgados pelo portal CNN Brasil, levantados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), pelo menos metade da população brasileira fez uso de serviços médicos online entre 2021 e 2022.
As frentes da telemedicina
Atualmente, existem pelo menos 4 grandes frentes da telemedicina sendo aplicadas e utilizadas pela população.
Teleconsulta
São os atendimentos médicos realizados por meio de chamadas de vídeo, seja em consultas de rotina, seja em situações de urgência e emergência.
Teleassistência
Trata-se da orientação do paciente por equipes multidisciplinares, com foco no monitoramento de situações de saúde.
Teleducação
Consiste na capacitação dos profissionais de saúde com o uso de recursos digitais — por meio de treinamentos online (e-Learning), palestras transmitidas por videoconferência, programas de reciclagem etc.
Emissão de laudos a distância
A telemedicina também engloba a possibilidade de armazenamento e troca de laudos de exames de forma totalmente digital, por meio de sistemas em nuvem e aplicativos. Aqui, também podemos incluir outros documentos, como prescrições médicas com assinatura digital.
Outra prática da telemedicina é a discussão de casos clínicos remotamente, já que a Internet possibilita o contato entre médicos de diferentes especialidades em tempo real, mesmo que os profissionais estejam distantes geograficamente.
Quais são os benefícios da telemedicina?
As práticas de telemedicina foram decisivas no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Com a superlotação dos hospitais, o atendimento remoto proporcionou a continuidade de atendimentos médicos, sem que houvesse tanta circulação de pacientes nos ambientes presenciais.
Outros grandes benefícios dessa tendência estão listados a seguir.
Mais comodidade para o paciente
Com a telemedicina, os pacientes não precisam se deslocar sempre que necessitam de atendimento. Além da praticidade, isso é fundamental para a qualidade de vida de pacientes com dificuldade de locomoção e para quem mora longe de hospitais e clínicas.
Eliminação de barreiras geográficas
De forma geral, a telemedicina amplia o alcance da medicina, por meio do atendimento de especialistas em áreas remotas.
Difusão de informações
Com laudos e históricos integrados e acessíveis por sistemas digitais, além da facilidade de discussão entre colegas, os profissionais podem trabalhar com uma maior base de conhecimento, tornando diagnósticos e tratamentos mais precisos.
Quais são os serviços de telemedicina oferecidos pela Unimed Campinas?
A Unimed Campinas reconhece os muitos benefícios da telemedicina para a saúde das pessoas, por isso, já tem diversas práticas funcionando e sendo continuamente aprimoradas. São elas: a teleconsulta, a teleorientação, o PA Virtual e a telessaúde multidisciplinar. Veja!
Teleconsulta
Por meio do aplicativo da Unimed Campinas, os beneficiários podem agendar consultas com os profissionais de diferentes especialidades que atendem online. Todo o processo é feito por meio do Aplicativo Unimed Campinas: desde a escolha dos horários disponíveis até o atendimento.
Até fevereiro de 2022, foram realizadas quase 30 mil consultas virtuais, com uma taxa de resolutividade de 94%. Isso significa que quase a totalidade dos pacientes puderam resolver tudo o que precisavam remotamente, sem recorrer ao atendimento presencial na mesma especialidade nos dias subsequentes.
Na teleconsulta, os médicos avaliam as queixas, solicitam exames, indicam tratamentos e podem até mesmo prescrever medicamentos e gerar atestados. Por meio da tecnologia da assinatura digital, os documentos são autenticados legalmente e adquirem alta confiabilidade.
Uma dica importante para os beneficiários é permitir o acesso ao histórico de exames, o que torna o atendimento mais ágil e preciso. É muito simples:
● no aplicativo, basta ir em “Meu Plano”;
● depois, vá em “Permissões”;
● marque a opção “Para todos os médicos da Unimed” na aba de visualização de exames e últimas consultas.
Vale notar que o sistema de telemedicina da Unimed Campinas é altamente seguro e confidencial. Além disso, todos os profissionais são treinados e capacitados para o atendimento no ambiente virtual, de forma a entregar a melhor experiência possível para o paciente.
Teleorientação
Na teleorientação — que pode ser acessada de segunda à sexta (exceto feriados), das 8h às 20h —, os beneficiários do plano de saúde podem entrar em contato com os enfermeiros da Unimed Campinas para tirar dúvidas e obter encaminhamentos.
Um paciente com dores de estômago frequentes, por exemplo, pode recorrer ao atendimento por videochamada com os enfermeiros para solicitar esclarecimentos sobre a melhor conduta no seu caso, sendo instruído a utilizar o PA Virtual ou buscar o atendimento presencial.
Unimed Ágil
Nosso Pronto Atendimento Virtual é o Unimed Ágil. Por lá, pacientes com queixas agudas e não graves podem ser atendidos virtualmente. Ao entrar no app, o usuário coloca suas queixas para iniciar a triagem e entra em uma fila de espera. O sistema indica qual é a posição do paciente na fila.
Assim como na teleconsulta, os principais procedimentos podem ser feitos virtualmente. Quando o médico entende que o paciente deve ser atendido presencialmente, é feito o encaminhamento. O PA Virtual tem uma resolutividade de 92%, com mais de 34,5 mil atendimentos até fevereiro de 2022.
É importante que o paciente só utilize o Unimed Ágil em casos não graves. Queixas graves e casos de urgência, como falta de ar e ferimentos, precisam ser atendidos presencialmente.
Telessaúde multidisciplinar
O acompanhamento das situações clínicas pela equipe multidisciplinar também pode ocorrer por meio virtual. No nosso sistema, o paciente tem contato com psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. Assim, é possível monitorar tratamentos e reforçar a saúde preventiva.
Agora você já sabe quais são as práticas de telemedicina da Unimed Campinas e por que essa tendência é tão forte. A telemedicina oferece diversas vantagens ao paciente, como a praticidade e a eliminação de deslocamentos, além de contribuir com a qualidade dos diagnósticos e tratamentos.
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Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.