As práticas de autocuidado referem-se ao conjunto de atividades que ajudam a melhorar a qualidade de vida e trazer bem-estar. Elas incluem desde a leitura de um bom livro até exercícios de yoga e meditação.
Mas para que o autocuidado seja eficiente, é preciso que faça parte da rotina, afinal de contas, os resultados são obtidos a partir das ações.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas com as melhores práticas que podem ajudar a melhorar o seu bem-estar físico e mental. Confira!
As melhores práticas de autocuidado
As atividades que mais contribuem para o nosso bem-estar envolvem organização, higiene física e mental. Veja, a seguir, como colocar o autocuidado em prática!
1. Organize o espaço
Viver em meio à bagunça gera falta de concentração e perda de tempo para localizar objetos. Dessa forma, é importante organizar o espaço de trabalho, estudo e até do lazer.
2. Escreva o que sente
A escrita é uma ferramenta importante para o autoconhecimento, pois quando escrevemos o que sentimos entendemos melhor as nossas emoções.
3. Cuide da alimentação
A alimentação é o que nos mantém vivos, além do que, dependemos de sua qualidade para garantir saúde e disposição. Por isso, é fundamental incluir em nossas refeições frutas, verduras e legumes, bem como criar o hábito de tomar bastante água para garantir a hidratação.
4. Tome um banho
Tomar um banho com água em temperatura morna ajuda a descarregar as tensões e proporciona uma sensação incrível de bem-estar e frescor. Intensifique esse momento com um sabonete de sua preferência ou óleos essenciais, que nos ajudam a melhorar a conexão com o nosso corpo.
5. Saia ao ar livre
Caminhar ao ar livre é importante para relaxar, oxigenar o corpo e ativar a circulação sanguínea. Tudo isso interfere diretamente em nosso bem-estar, ajudando a diminuir o estresse e a ansiedade.
6. Medite
Meditar acalma a mente e alivia o estresse. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível fazer alguns exercícios em apenas um minuto para obter resultados.
7. Cuide do sono
O sono exerce um grande efeito físico e emocional. Por isso, é importante observar alguns cuidados para garantir uma noite de descanso relaxante, como:
- Evite comer doces ou tomar bebidas que contenham cafeína antes de dormir
- Livre-se de distrações com o celular e TV no ambiente de dormir
- Utilize cortina para que a luminosidade do amanhecer não interrompa o seu descanso
8. Ajude o próximo
Quando ajudamos alguém, criamos uma energia positiva que volta em nosso benefício e proporciona uma sensação de ser útil e produtivo, reforçando nosso sentido de vida.
9. Seja grato
Exerça o sentimento de gratidão por tudo o que conseguiu em seu dia, desde as coisas mais simples até as mais importantes.
10. Foque no presente
Focar no presente, sem julgamentos sobre o que sentimos ou pensamos, é uma prática saudável e libertadora. A sintonia conosco por meio da atenção plena reduz o estresse e aumenta o bem-estar.
11. Desconecte
As preocupações, os e-mails e as notificações de redes sociais deixam a nossa mente cansada, prejudicando a concentração e o bem-estar. Por isso, é importante reservar um tempo para se desconectar de tudo isso e relaxar.
Benefícios do autocuidado
O autocuidado proporciona diversos benefícios que envolvem aspectos físicos, emocionais e mentais, como:
- Torna a vida mais leve — ajuda a viver além das obrigações
- Aumenta a autoestima e a autoconfiança
- Melhora as relações sociais — aumenta o sentimento de autossatisfação, o que reflete positivamente no relacionamento com o outro
- Cria consciência corporal — permite que você perceba o que é bom para o seu corpo
Como pôde conferir, existem diferentes práticas de autocuidado — todas elas proporcionam grandes benefícios para a saúde física e mental. Portanto, pense nas atividades que gostaria de fazer e crie sua própria rotina para ter uma vida mais saudável e equilibrada.
Conteúdo revisado pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed Campinas.