Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Ressignificação profissional: é possível?

Saúde Emocional

Ressignificação profissional: é possível?

A nossa felicidade depende de algumas escolhas e decisões que tomamos ao longo da vida. Dentre elas, optar pela ressignificação profissional não deve ser visto como um problema ou fracasso, mas sim como uma oportunidade de seguir um novo caminho que vai trazer ainda mais satisfação.

Falar de carreira é algo bem pessoal, pois cada indivíduo tem suas preferências e motivações. Graças a essa diversidade, temos profissionais trabalhando em tantas áreas e funções.

O que acontece quando o seu trabalho deixa de fazer sentido para você? Qual a importância de ressignificar a sua carreira? Como passar por esse processo? A seguir, encontre algumas respostas para essas perguntas e confira dicas sobre o assunto!

O que é ressignificação profissional?

Esse é um termo utilizado no mercado para falar de transição de carreira. Ressignificar é o mesmo que dar um novo sentido e, nesse caso, estamos falando de seguir caminhos diferentes na vida profissional.

Normalmente, as pessoas escolhem suas profissões ainda na juventude, o que nem sempre permite fazer uma escolha tão acertada. A fase pós término do Ensino Médio costuma ser marcada por dúvidas, sem contar a possibilidade de decidir por uma carreira e depois mudar de ideia ao longo do tempo.

A realidade é que nossos desejos podem mudar, assim como o mercado também se movimenta e novas oportunidades acabam surgindo — às vezes por necessidade, às vezes pela simples vontade de mudar. A ressignificação não precisa ser vista como algo negativo, tipo uma falha ou frustração. É maravilhoso aproveitar novas chances, desenvolver habilidades e se encontrar em áreas diferentes.

Outro ponto importante sobre ressignificação profissional é que ela pode acontecer de diversas maneiras. Talvez a decisão de uma pessoa seja mudar totalmente e escolher uma carreira que não se relaciona com a sua formação original. Por exemplo, um professor de História que decide entrar no curso de Medicina para atuar como médico.

Pode ser também que seja uma mudança menos radical, como deixar um emprego de carteira assinada para abrir um negócio próprio em um nicho que você tem certa experiência. Ou, então, trocar de setor dentro da empresa que já trabalha.

O que mais importa nesse processo de encontrar um novo sentido para a vida profissional é buscar a sua autorrealização e fazer isso sempre que for necessário, dedicando-se em cada etapa para alcançar seus objetivos e se sentir feliz.

Qual a importância?

Mudanças fazem parte da vida e a importância de passar por elas geralmente está ligada à nossa evolução, amadurecimento e aprendizado. Como falamos, algumas são impostas como um pedido de demissão que surge inesperadamente e faz com que seja necessário buscar uma nova orientação profissional.

Mesmo que a princípio seja difícil lidar com a situação, a dica é focar nos aspectos positivos que a ressignificação profissional pode oferecer para a sua vida. Além do mais, o próprio fato de ter a oportunidade de mudar já é um privilégio.

Como realizar a ressignificação profissional?

Depois de se inteirar sobre o assunto, vamos deixar aqui algumas dicas para ajudar quem está passando pela ressignificação profissional ou tem pensado em tomar essa decisão. Aproveite as sugestões a seguir!

Pense sobre o que deseja para o futuro

Um dos primeiros passos é refletir sobre os planos para o futuro e tentar se organizar para atingir seus sonhos. Se você não está no caminho que deseja, acredite no seu potencial de mudar o jogo ainda que isso leve um tempo. O mais importante é buscar a sua felicidade!

Reconheça suas capacidades

A decisão de uma nova carreira pode ficar mais fácil quando olhamos para as nossas capacidades e identificamos preferências, talentos e oportunidades. Tente não ficar reclamando de uma situação que não agrada você e use o autoconhecimento como ponto de partida para uma vida nova.

Quais são as suas características que poderiam ser aproveitadas nessa transformação? O que ainda falta desenvolver? Acumular habilidades e diferenciais é essencial para ter sucesso em qualquer área.

Aprenda com as adversidades

É fato que adversidades aparecem no decorrer da vida e precisamos lidar com elas da melhor maneira possível, ou seja, aprendendo as lições que podem oferecer. Confie que você vai superar o que for preciso e faça sua parte para isso, pois também não adianta esperar que as coisas aconteçam sozinhas.

Considere seu momento de vida

Algumas fases são mais propícias para tomar certas atitudes, principalmente quando a escolha parte de nós mesmos. É bom avaliar o seu momento de vida, pensando bem sobre as consequências positivas ou negativas que a mudança que você planeja é capaz de trazer. Aproveite para fazer as pazes com o passado e focar no que pode fazer a partir do dia de hoje!

Monte um plano e evite ficar estagnado

Ter um planejamento é uma ótima estratégia para tentar acelerar o ritmo, especialmente das ações que dependem de você. Defina metas de curto, médio e longo prazo visando seu objetivo final. Isso é bom para permanecer sempre em movimento, tentando cumprir pequenos alvos e evitando aquela sensação de que você está estagnado sem chegar a lugar algum.

Quais os desafios a serem superados?

Muitos profissionais se viram sem saída e precisaram buscar novas colocações, tendo que apostar em outras áreas e aprender sobre coisas novas. Como é possível imaginar, esse é um processo muito desafiador, que exige esforço, resiliência e determinação.

Outro desafio é conseguir identificar um novo caminho. A insatisfação pode estar clara na mente da pessoa, mas nem sempre é fácil definir um outro rumo e planejar essa transição. É claro que mudanças podem ser positivas em nossas vidas, mas reconhecer isso talvez leve um tempo e exija bastante do nosso equilíbrio emocional.

Para completar os principais desafios da ressignificação profissional, não podemos deixar de falar da missão de se estabelecer na nova área profissional. Muitas vezes, saímos de uma posição privilegiada para começar do zero, mas vale entender que tudo na vida é um processo que pode levar mais ou menos tempo. Com persistência faremos tudo valer a pena e alcançaremos os nossos objetivos!

Conteúdo revisado pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed Campinas.

Planos Rede

O que você procura?