A saúde emocional no trabalho se tornou
tema importante nos últimos anos, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Com o longo período de
isolamento, a migração para o trabalho remoto e o posterior retorno ao
presencial, entre outros pontos, questionamentos e sentimentos de medo e
incerteza se tornaram comuns.
Mas, como toda empresa é feita por pessoas,
o rendimento e a produtividade das
corporações dependem diretamente do bem-estar da equipe. Isso é o que
chamamos de capital humano.
Ciente dessa importância, como agir para
que o time trabalhe satisfeito e em harmonia com um ambiente mais saudável? É o
que você vai conferir neste artigo. Boa leitura!
O que é saúde emocional?
Em uma definição da Organização Mundial da
Saúde (OMS), a saúde emocional se refere a “um estado de bem-estar em que o
indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes
naturais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a
sociedade”. Você consegue se encaixar nesse conceito?
Nos últimos anos, temos encarado a saúde
mental com mais seriedade, mas a um alto custo. De 2020 para cá, os casos de
ansiedade e depressão aumentaram 25%. É evidente que a pandemia de
Covid-19 teve uma grande responsabilidade nesse crescimento, mas o episódio
chamou a atenção das autoridades de saúde para a necessidade de cuidar da mente para que o corpo também seja cuidado.
Para quem tem ansiedade, por exemplo, é
comum sentir, em meio a uma crise, náuseas, dor de cabeça, formigamento nas
mãos e até falta de ar. Em outras palavras, são sintomas físicos, mas que
começam e são desencadeados na mente, por pensamentos e preocupações.
Essa é uma das razões pelas quais devemos
olhar para a saúde como um todo, dedicando tempo para equilibrá-la mental e
fisicamente, sendo que algumas estratégias acabam beneficiando os dois lados,
como é o caso da atividade física.
Enxergar a saúde emocional como uma
prioridade se mostra ainda mais importante na vida adulta, quando o tempo
dedicado aos afazeres, como estudo e trabalho, são frequentes e, por vezes,
parecem preencher todo o dia. É mais que urgente ter em mente que, sem saúde, não há trabalho, e,
principalmente: sem boa saúde, não há produtividade.
Qual é a importância da saúde
emocional no trabalho?
As questões de saúde mental se tornaram tão
frequentes que, inevitavelmente, viraram pauta no ambiente de trabalho. A OMS e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) se
juntaram para exigir medidas concretas por parte das empresas que
apoiem seus colaboradores e ajudem a enfrentar esses transtornos.
Mas e quem empreende? Quando paramos para
analisar a jornada do empreendedor, entendemos que, desde o início, são pessoas
que se cobram bastante, visto que a maior carga está sobre seus ombros. São
eles que idealizam o negócio, que gerenciam os setores e que estão na ponta, às
vezes mais na parte tática que estratégica.
Esse acúmulo
de funções e responsabilidades gera uma carga expressiva de estresse, um desgaste da saúde emocional que, eventualmente,
vem acompanhado de sedentarismo, alimentação desequilibrada e falta de tempo
dedicado ao lazer, à própria qualidade de vida ou ao descanso.
O professor e pesquisador Michael Freeman,
da Universidade da Califórnia, estuda a saúde mental dos profissionais e se
dedicou a observar os empreendedores com maior proximidade. Ele aponta que as
próprias características da personalidade desse público (que, em geral, são
mais autônomos, criativos e motivados) podem tanto ajudar como prejudicar,
facilitando o aparecimento de um transtorno mental.
De acordo com Freeman, quem empreende é 50% mais suscetível a desenvolver algum problema de
saúde mental, tal como a síndrome de burnout e a depressão. No Brasil,
esses números foram acentuados com a pandemia, e uma pesquisa realizada pela
empresa Troposlab, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais,
corroborou isso.
Ao avaliar 650 empreendedores em todo o
país, foi constatado que a possibilidade de diagnóstico de algum transtorno de
ansiedade é de 50,7% e de depressão, 13,8%. Além disso, mais de 75% dos
entrevistados afirmaram ter se sentido afetados emocionalmente pelo episódio.
Dito isso, confirma-se a importância de
buscar a saúde mental no ambiente de trabalho, em especial quando você é o
responsável por manter a empresa ativa. Para conseguir, é indispensável dedicar
tempo de qualidade para si, ou seja, para outras atividades além do ofício.
É comum que muitas pessoas vejam isso como
uma regalia, mas, na prática, é uma necessidade. A qualidade de vida e a produtividade andam juntas, e isso demanda
equilíbrio. Sem isso, uma das áreas vai sofrer e, mais cedo ou mais tarde, todo
o resto vai ser afetado.
Como promover a saúde
emocional no trabalho?
Uma das grandes vantagens de ser
empreendedor é que você faz as suas regras. Ainda que precise obedecer à
legislação e algumas normas sociais, é o gestor do negócio quem dita como sua
empresa vai funcionar. No que diz respeito a cuidar da saúde mental, esse
benefício é um ótimo aliado!
Confira a seguir como promover um cuidado
maior nessa área da sua vida.
Estabeleça suas metas
Metas devem ser realistas para que consigam
fazer parte da rotina a longo prazo. Se o intuito é começar a se alimentar
melhor, que tal iniciar incluindo o consumo de uma fruta por dia no café da
manhã? Ou uma porção de salada no almoço? Ou, ainda, praticando exercícios simples durante o expediente?
Lembre-se de que ninguém mais pode fazer
esse esforço por você. Faça suas próprias metas e recompense a si mesmo ao atingi-las! Conseguiu passar um mês sem
uma crise de ansiedade? Que tal passar um dia off ou
chamar um amigo para ir ao cinema?
Gerencie bem o tempo
Uma das regras mais eficientes para
gerenciar melhor o tempo é organizar a rotina, definindo o que é prioridade e o que não é. Muitos empreendedores
têm dificuldade para delegar tarefas a outras pessoas, seja por estarem há
muito tempo à frente da atividade, seja pela falta de confiança nelas. Mas isso
precisa acontecer!
Além de permitir focar mais na parte
estratégica, sair do operacional vai conceder mais tempo para se dedicar a
outras necessidades, como uma consulta médica no meio da semana.
Peça ajuda
No trabalho e na vida, precisamos contar
com as pessoas. Se você já está sobrecarregado com as demandas da empresa e
sente que isso está afetando seu desempenho, pode ser o momento de se afastar momentaneamente para cuidar de si.
Iniciar um acompanhamento psicológico é uma boa ideia para assimilar melhor a
necessidade de amparo da saúde emocional. O trabalho é uma parte significativa
da vida, mas não a preenche por inteiro. Antes, vem a necessidade de estar bem
consigo mesmo.
Como você viu, quando falamos sobre saúde
emocional no trabalho, estamos falando sobre a importância de proporcionar o bem-estar, tanto a si quanto
aos funcionários. Sendo um profissional liberal, lembre-se de se autogerir
com empatia e, se possível, tenha o acompanhamento de um profissional da
psicologia.
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Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.