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Como promover a saúde emocional no trabalho?

Saúde para Seu Negócio

Como promover a saúde emocional no trabalho?

A saúde emocional no trabalho se tornou tema importante nos últimos anos, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Com o longo período de isolamento, a migração para o trabalho remoto e o posterior retorno ao presencial, entre outros pontos, questionamentos e sentimentos de medo e incerteza se tornaram comuns.

Mas, como toda empresa é feita por pessoas, o rendimento e a produtividade das corporações dependem diretamente do bem-estar da equipe. Isso é o que chamamos de capital humano.

Ciente dessa importância, como agir para que o time trabalhe satisfeito e em harmonia com um ambiente mais saudável? É o que você vai conferir neste artigo. Boa leitura!

O que é saúde emocional?

Em uma definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde emocional se refere a “um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes naturais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”. Você consegue se encaixar nesse conceito?

Nos últimos anos, temos encarado a saúde mental com mais seriedade, mas a um alto custo. De 2020 para cá, os casos de ansiedade e depressão aumentaram 25%. É evidente que a pandemia de Covid-19 teve uma grande responsabilidade nesse crescimento, mas o episódio chamou a atenção das autoridades de saúde para a necessidade de cuidar da mente para que o corpo também seja cuidado.

Para quem tem ansiedade, por exemplo, é comum sentir, em meio a uma crise, náuseas, dor de cabeça, formigamento nas mãos e até falta de ar. Em outras palavras, são sintomas físicos, mas que começam e são desencadeados na mente, por pensamentos e preocupações.

Essa é uma das razões pelas quais devemos olhar para a saúde como um todo, dedicando tempo para equilibrá-la mental e fisicamente, sendo que algumas estratégias acabam beneficiando os dois lados, como é o caso da atividade física.

Enxergar a saúde emocional como uma prioridade se mostra ainda mais importante na vida adulta, quando o tempo dedicado aos afazeres, como estudo e trabalho, são frequentes e, por vezes, parecem preencher todo o dia. É mais que urgente ter em mente que, sem saúde, não há trabalho, e, principalmente: sem boa saúde, não há produtividade.

Qual é a importância da saúde emocional no trabalho?

As questões de saúde mental se tornaram tão frequentes que, inevitavelmente, viraram pauta no ambiente de trabalho. A OMS e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) se juntaram para exigir medidas concretas por parte das empresas que apoiem seus colaboradores e ajudem a enfrentar esses transtornos.

Mas e quem empreende? Quando paramos para analisar a jornada do empreendedor, entendemos que, desde o início, são pessoas que se cobram bastante, visto que a maior carga está sobre seus ombros. São eles que idealizam o negócio, que gerenciam os setores e que estão na ponta, às vezes mais na parte tática que estratégica.

Esse acúmulo de funções e responsabilidades gera uma carga expressiva de estresse, um desgaste da saúde emocional que, eventualmente, vem acompanhado de sedentarismo, alimentação desequilibrada e falta de tempo dedicado ao lazer, à própria qualidade de vida ou ao descanso.

O professor e pesquisador Michael Freeman, da Universidade da Califórnia, estuda a saúde mental dos profissionais e se dedicou a observar os empreendedores com maior proximidade. Ele aponta que as próprias características da personalidade desse público (que, em geral, são mais autônomos, criativos e motivados) podem tanto ajudar como prejudicar, facilitando o aparecimento de um transtorno mental.

De acordo com Freeman, quem empreende é 50% mais suscetível a desenvolver algum problema de saúde mental, tal como a síndrome de burnout e a depressão. No Brasil, esses números foram acentuados com a pandemia, e uma pesquisa realizada pela empresa Troposlab, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, corroborou isso.

Ao avaliar 650 empreendedores em todo o país, foi constatado que a possibilidade de diagnóstico de algum transtorno de ansiedade é de 50,7% e de depressão, 13,8%. Além disso, mais de 75% dos entrevistados afirmaram ter se sentido afetados emocionalmente pelo episódio.

Dito isso, confirma-se a importância de buscar a saúde mental no ambiente de trabalho, em especial quando você é o responsável por manter a empresa ativa. Para conseguir, é indispensável dedicar tempo de qualidade para si, ou seja, para outras atividades além do ofício.

É comum que muitas pessoas vejam isso como uma regalia, mas, na prática, é uma necessidade. A qualidade de vida e a produtividade andam juntas, e isso demanda equilíbrio. Sem isso, uma das áreas vai sofrer e, mais cedo ou mais tarde, todo o resto vai ser afetado.

Como promover a saúde emocional no trabalho?

Uma das grandes vantagens de ser empreendedor é que você faz as suas regras. Ainda que precise obedecer à legislação e algumas normas sociais, é o gestor do negócio quem dita como sua empresa vai funcionar. No que diz respeito a cuidar da saúde mental, esse benefício é um ótimo aliado!

Confira a seguir como promover um cuidado maior nessa área da sua vida.

Estabeleça suas metas

Metas devem ser realistas para que consigam fazer parte da rotina a longo prazo. Se o intuito é começar a se alimentar melhor, que tal iniciar incluindo o consumo de uma fruta por dia no café da manhã? Ou uma porção de salada no almoço? Ou, ainda, praticando exercícios simples durante o expediente?

Lembre-se de que ninguém mais pode fazer esse esforço por você. Faça suas próprias metas e recompense a si mesmo ao atingi-las! Conseguiu passar um mês sem uma crise de ansiedade? Que tal passar um dia off ou chamar um amigo para ir ao cinema?

Gerencie bem o tempo

Uma das regras mais eficientes para gerenciar melhor o tempo é organizar a rotina, definindo o que é prioridade e o que não é. Muitos empreendedores têm dificuldade para delegar tarefas a outras pessoas, seja por estarem há muito tempo à frente da atividade, seja pela falta de confiança nelas. Mas isso precisa acontecer!

Além de permitir focar mais na parte estratégica, sair do operacional vai conceder mais tempo para se dedicar a outras necessidades, como uma consulta médica no meio da semana.

Peça ajuda

No trabalho e na vida, precisamos contar com as pessoas. Se você já está sobrecarregado com as demandas da empresa e sente que isso está afetando seu desempenho, pode ser o momento de se afastar momentaneamente para cuidar de si.

Iniciar um acompanhamento psicológico é uma boa ideia para assimilar melhor a necessidade de amparo da saúde emocional. O trabalho é uma parte significativa da vida, mas não a preenche por inteiro. Antes, vem a necessidade de estar bem consigo mesmo.

Como você viu, quando falamos sobre saúde emocional no trabalho, estamos falando sobre a importância de proporcionar o bem-estar, tanto a si quanto aos funcionários. Sendo um profissional liberal, lembre-se de se autogerir com empatia e, se possível, tenha o acompanhamento de um profissional da psicologia.

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Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


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