Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Confira os principais benefícios do MEI!

Saúde para Seu Negócio

Confira os principais benefícios do MEI!

Para quem está pensando em empreender, a formalização por meio do MEI pode ser um ótimo passo para crescer na carreira e garantir maior sucesso, inclusive, podendo se tornar uma referência em sua região.

Acredite, a formalização pode impulsionar seu empreendimento e proporcionar muitos benefícios para sua carreira e, até mesmo, para sua vida pessoal. Afinal, a flexibilidade de horário para trabalhar já é algo extremamente positivo, não é mesmo?

Mas as vantagens não terminam aí. Continue lendo e conheça todos os benefícios do MEI!

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. Trata-se de uma modalidade de abertura de Pessoa Jurídica dedicada para quem trabalha sozinho, como autônomo, ou para quem tem um negócio pequeno e deseja contratar uma pessoa para colaborar.

O MEI surgiu como uma alternativa para formalizar aquelas pessoas que atuavam na informalidade e, portanto, não tinham formas de proteção, como a contribuição para o INSS. Com o MEI, isso passou a ser possível e trouxe diversos benefícios, como veremos mais adiante.

Quem pode ser MEI?

Todas as pessoas que exercem atividades como autônomo e cujas funções estejam contempladas na lista do CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) podem ser MEI. A lista de ocupações é extensa, englobando muitas áreas. No entanto, algumas profissões específicas não são contempladas, como:

  • médico;
  • advogado;
  • programador;
  • engenheiro;
  • dentista, entre outras.

Por isso, antes da abertura, é importante consultar a lista ou ter o apoio de um contador especializado, que analisará se, de fato, você poderá abrir sua empresa como MEI ou se terá que contar com outra modalidade (como a Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte).

Por que me formalizar como MEI?

Uma pergunta que muitas pessoas se fazem é: será que vale a pena me formalizar como MEI? A resposta é sim. A ideia do MEI é, justamente, trazer uma maior segurança para os profissionais que atuavam até então na informalidade.

Por exemplo, você poderá começar a emitir de notas fiscais, o que poderá aumentar as possibilidades de conseguir melhores oportunidades de trabalho, já que muitos clientes e profissionais exigem a nota fiscal como uma forma de lisura entre as partes.

Além disso, é uma forma de proporcionar maior seguridade para você. Por exemplo, caso você fique doente e não consiga exercer sua atividade, é possível solicitar o auxílio-doença e se recuperar com tranquilidade.

A formalização tem um papel social importante também. A partir dos dados registrados pela Receita Federal, conforme os MEIs gerados, é possível pensar em políticas de incentivo a determinadas áreas, trazer benefícios para os Microempreendedores Individuais e pensar em projetos de lei que ofereçam maior segurança para eles.

Ao ver uma tendência de fortalecimento de uma área, por exemplo, os governos podem traçar políticas de incentivo, parcerias internacionais, entre outros pontos que poderão favorecer suas atividades a longo prazo. Muito bom, não é mesmo?

Quais são os benefícios do MEI?

Além de possibilitar a formalização, abrir um MEI pode trazer diversos benefícios para o microempreendedor e sua carreira. Os principais são:

  • facilidade na alíquota — o MEI é um serviço simplificado, unindo no mesmo pagamento os valores de ICMS e pagamento do INSS e ISS com valor fixo, independentemente do seu faturamento;
  • benefícios do INSS — você já paga no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) a sua contribuição para a Previdência Social. Com isso, caso você adoeça, poderá contar com o auxílio-doença ou, ainda, contar com a aposentadoria por invalidez, salário-maternidade, pensão por morte para família, entre outros;
  • suporte do SEBRAE — você pode contar com o suporte técnico de profissionais do SEBRAE para abertura da empresa;
  • financiamento e linhas de crédito — possibilita facilidades de financiamento e linhas de crédito para otimizar sua empresa e conseguir melhor rendimento;
  • plano de saúde para MEI — você pode optar por um plano de saúde para MEI, com condições especiais para Pessoa Jurídica;
  • expansão das atividades — permite projetar, ao longo do tempo, a expansão da sua atividade de trabalho, para poder até mesmo ser enquadrado em outros regimes jurídicos, tornando-se um empreendedor de sucesso;
  • horário flexível — você define os horários de trabalho, podendo ter a sua própria rotina. Vale lembrar que o MEI não pode ser contratado para exercer rotina de trabalho com horário estabelecido, pois isso configura vínculo empregatício;
  • emissão de nota fiscal — você passa a emitir nota fiscal, o que abre um leque de possibilidades, inclusive para prestar serviço para empresas;
  • investimento na sua área — permite que você possa investir na sua área de atuação, unindo motivação e melhores condições.

Como contratar um plano de saúde como MEI?

Como vimos, um dos benefícios do MEI para microempreendedor é poder contratar um plano de saúde voltado para essa modalidade. Afinal, para superar os principais desafios do microempreendedor no Brasil, é importante estar com a saúde em dia, não é mesmo?

Com um CNPJ ativo há mais de seis meses como MEI, você consegue contratar um plano de saúde empresarial (afinal, trata-se de uma empresa, não é mesmo?). Por exemplo, na Unimed Campinas, você consegue fazer a contratação de um plano empresarial com 2 vidas.

Como no MEI você pode ter um funcionário, é possível ter um plano de saúde para ambos e proporcionar todos os cuidados para quem está colaborando com você e com seu negócio. E, claro, manter-se sempre saudável para os desafios de empreender. Caso você não tenha funcionários, pode incluir como dependente outros familiares próxims, entre eles:

  • cônjuge ou companheiro(a);
  • filhos solteiros e irmãos até 39 anos;
  • netos até 24 anos.

Com o MEI, você pode ter vários benefícios para a formalização das suas atividades como autônomo e, ainda, ter tanto o respaldo em caso de problemas de saúde, junto ao INSS, quanto também para ter os benefícios de um plano de saúde com melhores condições.

Gostou deste artigo sobre os benefícios do MEI? Quer saber mais sobre o plano de saúde para MEI da Unimed Campinas? Aproveite a visita e conheça todos os benefícios dessa modalidade!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?