Criar um novo negócio é uma tarefa estimulante, mas também bastante desafiadora. Triunfar no mercado demanda trabalho duro, bom uso da internet e estudo contínuo das tendências do comércio por parte de cada microempreendedor.
Os dados recentes demonstram: o número de microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas brasileiras não para de crescer. Ao mesmo tempo, uma a cada cinco empresas fecha após um ano. Portanto, é importante entender como se destacar dos concorrentes e fazer o negócio perdurar.
Descubra os desafios do microempreendedor brasileiro e como superá-los!
Quais os desafios dos microempreendedores ao estruturar um negócio?
Ainda que cada negócio tenha suas especificidades relativas ao segmento de atuação, localidade, porte, entre outros, alguns desafios são comuns aos microempreendedores. Confira os principais:
Gestão de pessoas
As pessoas são o maior ativo de uma empresa — não à toa, o grupo de colaboradores costuma ser chamado de capital humano. Entre as dificuldades de gerir pessoas estão formar líderes, gerir grupos de trabalho e alocar funcionários para os trabalhos que tenham a ver com as suas habilidades.
Os MEIs não lidam tanto com esse problema, já que podem contratar apenas uma pessoa. Já as microempresas (MEs) podem empregar até 9 pessoas, então, gerenciar esse grupo se torna mais desafiador.
Promova palestras e treinamentos, estimule a capacitação, ofereça benefícios e um plano de carreira. Gerir pessoas se torna mais fácil quando elas se sentem motivadas a trabalhar naquela empresa.
Inovação
Empreendedores que queiram se firmar no mercado devem apresentar algum diferencial, algo que faça as pessoas priorizarem seus produtos e serviços em detrimento de outros. Para ter sucesso nessa busca, nada melhor do que construir uma cultura de inovação.
Busque otimizar todos os processos do empreendimento para que você ocupe menos tempo com trabalhos repetitivos e tenha mais foco na inovação. Uma ideia é otimizar os processos de desenvolvimento, com a adoção de tecnologias que automatizem processos manuais.
Assim, será possível agilizar as entregas e desenvolver uma mentalidade criativa para acompanhar as demandas e preferências dos seus clientes.
Burocracia
Ainda que muitos microempreendedores iniciem suas atividades de maneira informal, é importante dizer que regularizar a situação é vantajoso — embora as burocracias ainda existam.
Realizar o cadastro do MEI, por exemplo, e aprender a emitir notas fiscais pode ser complicado no início, mas a prática torna essas obrigações cada vez mais ágeis para a pessoa empreendedora. Do mesmo modo, é necessário se preocupar com declarações anuais.
Alguns pontos de legislações também nem sempre são claros, e pode ser difícil compreender as burocracias sem auxílio de especialistas. Uma opção é buscar apoio profissional para não ter tanta dor de cabeça com esse aspecto do negócio.
Captação de clientes
Captar clientes e fidelizar a maioria deles é um desafio para diversas empresas e, para o microempreendedor, não é diferente. A boa notícia é que a internet trouxe novas ferramentas para lidar com esse desafio, já que as formas de divulgação do negócio são inúmeras.
É possível criar anúncios criativos — pagos ou não —, investir em um blog que ofereça conteúdos para que as pessoas encontrem a sua empresa e engajar usuários nas redes sociais, entre muitos outros exemplos.
Controle financeiro
Ter habilidades relacionadas à atividade-fim do negócio é essencial, mas é importante que se tenha, também, a capacidade de manter uma boa gestão financeira. Por isso, garanta que a sua empresa tenha ao menos uma pessoa com experiência em finanças e controle das contas.
Como superar os desafios de abrir um negócio?
Agora que você entendeu os principais desafios e focos de estresse para o microempreendedor, é o momento de mostrar como superá-los.
Conte com parceiros estratégicos
Muitos empreendedores criam seus negócios à sua própria imagem e semelhança. Contudo, boas ideias, sozinhas, não são o bastante para obter sucesso no mercado. Por isso, é preciso delegar tarefas e contar com parceiros estratégicos.
Assim, invista no networking: frequente eventos da área, descubra os melhores fornecedores, confira palestras — inclusive online — e identifique parceiros que farão o seu negócio crescer.
A própria gestão de pessoas ajudará a delegar as tarefas dentro da empresa e fazer com que todos os colaboradores se sintam contemplados.
Pense de forma inovadora
Estude o mercado para preencher lacunas dentro do seu ramo de atuação. Isso possibilita que você desenvolva versões melhoradas de produtos já existentes ou que crie soluções totalmente inovadoras, que estabeleçam a sua empresa como referência.
Para isso, estude os concorrentes, leia as avaliações dos consumidores e investigue os focos de insatisfação com as soluções já existentes no mercado. Só assim será possível desenvolver produtos e serviços que se destacam em relação aos já existentes.
Automatize tarefas
A automatização de tarefas pode ser utilizada em diversos setores da empresa, como na contabilidade e no marketing. Você pode utilizar programas — alguns deles gratuitos, como a ferramenta da Hubspot — para disparar mensagens estratégicas para clientes em potencial, por exemplo.
Proporcione um bom clima organizacional
Um bom clima organizacional é um elemento importante na avaliação das pessoas sobre onde desejam trabalhar. Além disso, ajuda a reter talentos.
Por isso, busque respeitar as diferenças, promover a inclusão e garantir que todos estejam sendo ouvidos em suas questões, dúvidas e demandas. Isso mostra que a empresa incentiva a participação e a circulação de boas ideias.
Ofereça benefícios
Outro meio de garantir colaboradores talentosos é oferecer benefícios, como:
- vale-alimentação;
- plano de saúde;
- vale-combustível;
- participação nos lucros.
Nem sempre uma empresa ainda em seu início poderá oferecer vários benefícios simultaneamente, mas é importante começar com ao menos um ou dois deles. O plano de saúde é uma opção bastante atrativa, seja com coparticipação ou outra modalidade.
Uma boa ideia é listar os benefícios que se pretende oferecer no plano de negócio para que os valores já sejam assimilados pela organização logo no início.
Depois, com o crescimento gradual, os funcionários podem passar a receber outros, que os estimularão a contribuir ainda mais.
Crie um plano de carreira
Criar um plano de carreira, assim como o oferecimento de benefícios, é uma maneira de garantir que as pessoas se sintam seguras em trabalhar na empresa. Afinal, elas entendem que crescer dentro daquele negócio é possível.
A pesquisa FIA Employee Experience conversou com mais de 150 mil funcionários presentes em mais de 300 empresas brasileiras e mostrou que os motivos mais citados para a satisfação com a empresa são o crescimento dentro da organização, a autonomia e a atuação em diferentes áreas.
Isso evidencia a importância do plano de carreira, que serve para oferecer sólidas oportunidades de crescimento para os trabalhadores. Assim, a empresa não só mantém seus talentos, mas atrai outros.
Use técnicas de liderança
Na pesquisa FIA Employee Experience citada no tópico anterior, você deve ter notado que um dos motivos de satisfação dos colaboradores é a capacidade de autonomia concedida pelos gestores.
Isso demonstra como liderança não se resume a dar ordens, mas também envolve dar autonomia aos liderados, para que exerçam suas atividades com segurança, liberdade e se sintam à vontade para dar sugestões, novas ideias, propor mudanças.
Microempreendedores devem estimular a participação efetiva de seus colegas, de modo que todos tenham capacidade para lidar com os desafios do negócio. Para complementar, algumas técnicas de liderança são:
- encerre o microgerenciamento, isto é, não se imponha em toda e qualquer atividade e solução de problema da empresa;
- seja acessível e ofereça apoio aos colaboradores;
- estimule e colete feedbacks;
- incentive a colaboração;
- estabeleça metas realistas.
Os desafios do microempreendedor brasileiro são inúmeros, mas é possível triunfar no mercado. Acompanhando estas dicas, profissionais de gestão empresarial, como gestão de restaurante ou qualquer outro setor, estarão mais preparados para encarar os obstáculos. Gostou do artigo e quer saber mais sobre empreendedorismo? Não deixe de conferir dicas para uma boa estratégia de marketing digital!
Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.