Seus colaboradores
são, provavelmente, o ativo mais valioso que a sua empresa tem hoje. Eles detêm
conhecimento, não só sobre as suas áreas específicas, mas sobre o seu negócio.
Entendem sua cultura, nutrem o clima organizacional e consolidam aquilo que você
chama de “marca”. Por isso, é fundamental cuidar dessas pessoas e da sua saúde
no trabalho.
Apesar de ainda ser um
tópico deixado de lado em muitas organizações, a saúde é um assunto sério e
merece a sua atenção no dia a dia. Pensando nisso, reunimos uma série de
informações e dicas que vão ajudar você a observar essa variável por outra
perspectiva e readequar a realidade do seu negócio às necessidades de quem faz
com que ele aconteça todos os dias.
Continue de olho e
aproveite!
O que significa
saúde no trabalho?
A saúde no trabalho,
ou saúde ocupacional, como também é conhecida, é aquela parte do negócio que se
preocupa em conservar a integridade física e mental dos seus colaboradores.
Para isso, ela está sempre de olho nas adversidades que podem acometer e prejudicar
os seus talentos.
Para garantir que as
pessoas tenham acesso a uma melhor qualidade de vida no trabalho, é preciso
cuidar não só dos aspectos inerentes ao combate a doenças, por exemplo. Também
é fundamental cuidar para que as doenças não se desenvolvam ao longo do tempo,
ou seja:
●
incentivar
um estilo de vida mais saudável;
●
cuidar da
saúde mental das pessoas;
●
oferecer uma boa ergonomia;
●
adotar
políticas que respeitem e mantenham o bem-estar no trabalho.
Obviamente, isso
também diz respeito a oferecer os recursos necessários para que os
colaboradores possam investigar, diagnosticar e tratar eventuais
inconformidades que possam surgir. Portanto, a saúde no trabalho cuida da
gestão dos elementos nocivos à saúde ligados direta ou indiretamente às
atividades ocupacionais dos profissionais.
Qual é a
importância de promover a saúde no trabalho?
Ter um ambiente de
trabalho que pode ser considerado saudável é garantir que os talentos trabalhem
na sua melhor versão possível. Qualquer um sente imediatamente os efeitos de
uma indisposição física ou mental agindo negativamente sobre a sua produtividade.
Portanto, essa é uma maneira de cuidar das pessoas e dos resultados
organizacionais também.
Mitigar os riscos do
desenvolvimento de doenças relacionadas ao trabalho é uma maneira
de mostrar que você valoriza a sua equipe. Sendo assim, deve estar disposto a
investir esforços e recursos para proporcionais mais bem-estar e satisfação aos
seus times.
De uma forma bastante
resumida, a saúde e segurança no trabalho garantem uma série de benefícios para
o negócio e seus funcionários, tais como:
●
queda
significativa dos níveis de absenteísmo e presenteísmo;
●
maior
retenção e motivação de talentos;
●
promoção
de um clima organizacional favorável e saudável;
●
redução
dos acidentes de trabalho;
●
fortalecimento da marca
empregadora.
Se isso convenceu você
de que é importante cuidar melhor da saúde dos seus colaboradores, está na hora
de descobrir como fazer isso.
Como promover a
saúde no trabalho?
Promover a saúde no
trabalho não se trata apenas de espalhar cartazes pela empresa ou e-mails com
dicas de como relaxar a mente e praticar mindfulness. Na verdade, vai bem
além disso: é preciso cuidar dos aspectos que adoecem as pessoas. Saiba mais!
Seja flexível a
licenças médicas
Um ponto importante
para começar a cuidar melhor da saúde no trabalho é se atentar para as condutas
da empresa quanto às licenças médicas. Você pode (e deve) ter uma visão mais
flexível sobre a recuperação dos seus colaboradores, intencionando, sobretudo,
a recuperação completa da sua saúde, para que ele continue produtivo e saudável
depois desse período.
Por isso, quando seus
colaboradores saírem de licença, não basta ser compreensivo. É importante ter
políticas que permitam priorizar a saúde e o bem-estar do profissional,
proporcionando outras possibilidades. A licença-maternidade estendida é um
exemplo que pode ser levado para todos os quadros de saúde mais graves, por
exemplo.
Incentive a
prática de atividade física
Tão importante quanto
cuidar dos quadros de doenças é promover nos colaboradores um estilo de vida
saudável. É claro que as iniciativas vão depender muito do orçamento que você
tem disponível. No caso do estímulo à atividade física, é possível tanto organizar grupos de corrida,
esportes ou dança fora da empresa, quanto oferecer um benefício que seja
associado às academias, por exemplo.
Promova a
alimentação saudável
Uma alimentação
saudável também é crucial para a manutenção da saúde. Por isso, nossa sugestão
é que você experimente compartilhar dicas periódicas de como os colaboradores
podem adequar aquilo que comem. Além disso, seria muito interessante começar a
pensar em oferecer lanches (ou refeições) nutritivas nas dependências da
empresa, estimulando o consumo de frutas, sementes e assim por diante.
Monitore a saúde
mental dos colaboradores
A saúde mental no trabalho é outro aspecto que merece tanta atenção
quanto a saúde física. Casos como depressão, ansiedade, estresse e até mesmo
burnout estão se tornando cada vez mais comuns. Por isso, um passo inicial pode
ser revisar o modo como você tem exigido dos seus colaboradores.
Além disso, é
interessante oferecer alternativas que ajudem a cuidar da saúde mental. Uma
delas é estabelecer um convênio ou oferecer um plano de saúde que dê acesso a
psicoterapeutas. Além disso, considere adotar rotinas de trabalho mais
flexíveis e cargas horárias menos exigentes, para que as pessoas tenham mais
tempo para cuidar de si mesmas.
Contrate um plano
de saúde para os colaboradores
Por fim, mas não menos
importante: contrate um plano de saúde para os seus colaboradores. Os custos
com consultas médicas, exames, internações, procedimentos e afins podem se
tornar bastante elevados quando um colaborador adoece.
Oferecer a alternativa
do plano de saúde é tornar esse tipo de serviço essencial mais acessível. Além
disso, você ajuda a oferecer atendimentos com maior qualidade, agilidade e
especialidade para os seus talentos, o que pode fazer toda diferença na sua rápida
recuperação.
Você viu ao longo
deste conteúdo que cuidar da saúde no trabalho é um investimento mais do que
necessário para manter suas equipes felizes e produtivas. Então, talvez esteja
na hora de começar a considerar a contratação de benefícios que atendam a esse
aspecto, como um plano de saúde.
Gostou das sugestões? Então, contrate um plano para seus colaboradores!
Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.