Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Frutas da estação: melhore a alimentação incluindo no seu cardápio

Viver com Saúde

Frutas da estação: melhore a alimentação incluindo no seu cardápio

Com tantas frutas disponíveis no mercado o ano inteiro, é fácil se esquecer que cada uma conta com uma época ideal para ser colhida. Algumas se dão melhor com o clima quente do verão e da primavera, já outras preferem o tempo frio do inverno e do outono.

Assim, escolher e consumir as frutas da estação é importante para diversificar os nutrientes ingeridos e evitar aquelas que têm muito agrotóxico, por exemplo. Se quer saber quais são elas e os motivos para incluí-las na alimentação, continue a leitura para saber mais!

O que são frutas de estação?

Falar que uma fruta é da estação significa que, naturalmente, é naquele período do ano que o referido alimento fica maduro. Por outro lado, existem várias técnicas de plantio que conseguem replicar o processo de amadurecimento.

No entanto, é importante lembrar que esses procedimentos são artificiais e, muitas vezes, não se igualam ao processo natural. As frutas da estação são muito mais suculentas e saborosas, pois os seus ciclos são respeitados, fazendo com que também sejam mais nutritivas. Além disso, costumam ser mais baratas, uma vez que são produzidas e encontradas com mais facilidade.

Quais são as frutas de cada estação?

A seguir, você vai saber quais são as frutas da estação. Confira!

Inverno

O inverno é a época mais fria do ano e, como não pode ser diferente, é quando temos muita vontade de ficar debaixo das cobertas, concorda? Por isso, os cuidados com a alimentação para manter o peso ideal são essenciais.

Assim, invista em frutas que fortalecem o sistema imune e apresentam vários nutrientes. As frutas do inverno são:

        tangerina;

        morango;

        mexerica;

        maçã;

        mamão;

        laranja;

        jabuticaba;

        kiwi;

        carambola;

        caju;

        banana;

        abacaxi.

Outono

Conhecida por ser a estação em que as pessoas começam a tirar os agasalhos do guarda-roupa, o outono exige alguns cuidados com a alimentação, principalmente por conta do clima mais seco. As principais frutas dessa época são:

        uva;

        tangerina;

        pera;

        laranja;

        kiwi;

        jaca;

        carambola;

        ameixa;

        abacate.

Verão

O verão exige frutas que ajudam a refrescar o corpo e auxiliam na reposição do líquido perdido pelo suor. Elas são:

        uva;

        tangerina;

        seriguela;

        pêssego;

        pera;

        nectarina;

        melancia;

        maracujá;

        mamão;

        maçã;

        jaca;

        goiaba;

        fruta do conde;

        framboesa;

        figo;

        coco;

        carambola;

        ameixa;

        abacaxi;

        abacate.

Primavera

Na primavera, as temperaturas são mais amenas e o céu fica aberto na maior parte do dia, formando a combinação ideal para o florescimento das árvores. Logo, com tantas variedades, fica fácil saber a razão de as frutas dessa estação serem tão diversas. Veja:

        uva;

        tangerina;

        romã;

        pêssego;

        nectarina;

        melão;

        melancia;

        maracujá;

        maçã;

        lichia;

        limão;

        kiwi;

        jabuticaba;

        jaca;

        graviola;

        framboesa;

        figo;

        damasco;

        cereja;

        banana;

        acerola;

        ameixa;

        abacaxi.

Por que incluí-las na alimentação?

Não apenas o sabor das frutas da estação é melhor do que aquelas produzidas fora de época. O valor nutricional também muda bastante de acordo com o período do ano.

Como algumas frutas conseguem se adaptar melhor a determinadas épocas, é natural que elas se desenvolvam e obtenham mais nutrientes do solo em que estão crescendo. Por essa razão, podem ter o valor nutricional muito maior do que quando são ingeridas fora de época.

Assim, é importante consultar um nutricionista para que o profissional possa fazer uma orientação nutricional, analisando a sua alimentação e indicando as melhores frutas para você.

Quais são os benefícios?

Fora da época ideal de plantio, as frutas são cultivadas em estufas e podem necessitar da adição de fertilizantes, pesticidas e agrotóxicos para se desenvolverem. Isso também afeta o seu valor nutricional, deixando o sabor mais fraco.

Assim, existem diversas vantagens das frutas da estação. Veja abaixo!

Mais nutritivas e saborosas

Se você gosta de morango, provavelmente já quis comê-lo durante o verão em uma salada de frutas, certo? Mas sabia que essa fruta se desenvolve melhor no inverno? Caso seja produzida fora da época certa, não é apenas o sabor que muda, mas a aparência também se modifica.

Na época certa, as frutas apresentam uma concentração maior de minerais e vitaminas, já que o clima, o solo e outros fatores podem ajudá-las a crescer, fazendo com que se tornem ainda mais saudáveis. Esses alimentos até aumentam a imunidade.

Assim, se você deseja consumir uma fruta mais nutritiva, suculenta, fresca e saborosa, saiba que é importante se preocupar com a sazonalidade dela. Além disso, verifique se é orgânica, pois esse tipo de alimento é mais saudável que o convencional.

Faz bem para o meio ambiente

A facilidade de plantio das frutas da estação, principalmente das orgânicas, favorece a plantação local. Nesse caso, ao consumir esses alimentos, é possível contribuir para a diminuição de gases e o desperdício de comida com transporte, pois as distâncias são menores.

Além disso, o uso de compostos químicos e agrotóxicos é bem maior em uma colheita não sazonal, o que pode contaminar o solo e o lençol freático da região. Desse modo, comprar frutas da estação é uma forma de desenvolver o consumo consciente.

Preços mais em conta

A maior oferta de frutas da estação reduz o preço final. Afinal, a tecnologia agrícola e a importação possibilitam que as frutas sejam ofertadas em épocas diferentes das tradicionais.

É por isso que algumas frutas ficam disponíveis no mercado durante todo o ano. Mas pode reparar: a variação de preços é bastante nítida ao longo dos meses.

Quais outros alimentos têm sua estação?

Além de frutas, existem outros alimentos que também têm a sua estação. Os principais são os legumes e as verduras. Veja abaixo!

Verão

        Legumes: tomate, quiabo, pepino, milho, chuchu, beterraba, abobrinha.

        Verduras: salsa, rúcula, escarola, endívia, cebolinha, alho-poró.

Primavera

        Legumes: vagem, tomate, rabanete, inhame, cogumelo, cenoura, brócolis.

        Verduras: rúcula, orégano, mostarda, coentro, salsão.

Outono

        Legumes: palmito, mandioquinha, mandioca, gengibre, beterraba, berinjela, batata-doce.

        Verduras: repolho, louro, escarola, alface, agrião.

Inverno

        Legumes: rabanete, pimentão, fava, ervilha, cará, abóbora.

        Verduras: rúcula, orégano, mostarda, espinafre, coentro, agrião.

Agora que já sabe o que são frutas da estação, lembre-se de que é importante consumir esses alimentos na época certa para aproveitar todos os seus benefícios. Por isso, antes de fazer compras, verifique quais estão no período para ter alimentos mais suculentos e saborosos!

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, não deixe de baixar o nosso e-book sobre vitaminas!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?