Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Como substituir o açúcar? Conheça as principais formas

Viver com Saúde

Como substituir o açúcar? Conheça as principais formas

Em algum momento, você já parou para pensar em como substituir o açúcar? Pois saiba que não foi o único a ter essa ideia. A questão é que muita gente não consegue levá-la a diante porque tenta, basicamente, apenas com uma alternativa e acaba não conseguindo se adaptar bem a ela. Por isso, antes de decidir fazer uma mudança nos seus hábitos alimentares, é importante conhecer diferentes soluções.

Além, é claro, do principal: testar várias delas para saber o que se encaixa melhor na sua rotina sem deixar de agradar ao seu paladar. Neste post, você confere algumas das mais diversas opções para deixar o açúcar de lado. Confira e tome nota!

Como o açúcar pode ser prejudicial para o organismo? 

O consumo de açúcar de forma descuidada e exagerada, principalmente por meio do uso de açúcar processado em receitas, uso de álcool e de alimentos adoçados industrialmente, pode levar a uma série de complicações na saúde, a começar pela hiperglicemia e pelo diabetes tipo 2.

O primeiro ocorre quando o volume de glicose no sangue está acima do adequado. Já o segundo se trata de uma doença crônica que se estabelece no organismo quando o nosso corpo se torna incapaz de controlar o nível de açúcar presente na corrente sanguínea.

Além desses dois quadros, você também pode desenvolver problemas dentários (como cáries e placa bacteriana), resistência a insulina (que causa diversas manchas no corpo) e sobrepeso ou obesidade.

Quais as principais formas de substituir o açúcar? 

Neste tópico, reunimos algumas das principais alternativas ao açúcar. São formas simples de você poder continuar a fazer pratos e bebidas doces, mas de uma forma muito mais saudável e equilibrada. O melhor é que todas elas são encontradas facilmente, cabendo em todos os bolsos. Acompanhe a lista!

Adoçantes naturais 

A primeira sugestão envolve o uso de adoçantes naturais, aqueles que são feitos a partir de componentes encontrados na natureza, principalmente plantas e cereais. Dois dos mais conhecidos são a stévia e o xilitol. O principal diferencial deles é que você precisa de uma pequena quantidade para conseguir adoçar bebidas.

Além disso, esse tipo de produto tem sabor e aroma mais neutros. Isso permite que você posa adotá-los, sem restrições em qualquer receita, o que é muito útil para quem tem um paladar mais sensível, que identifica rapidamente alterações no gosto dos alimentos e se incomoda com isso.

Frutas

Uma segunda opção é utilizar frutas com alto teor de frutose — que nada mais é do que o açúcar natural contido nesses alimentos. Para tanto, você inclui na sua receita pedaços dela ou mesmo a fruta inteira, a depender da sua preferência. Aqui você pode utilizar, por exemplo, morango, uva, melancia, tâmara, melão etc.

O cuidado a ser tomado é em relação à quantidade inserida na comida/bebida. Afinal, pode acontecer de a receita original acabar com o sabor e o aroma modificados por conta das frutas. Por isso, a dica é fazer a escolha da frutose mais em casos de vitaminas, shakes, sorvetes etc.

Especiarias 

A quarta sugestão de como substituir o açúcar é fazer o uso de especiais que têm uma composição mais naturalmente adocicada para o nosso paladar. Isso sem mencionar, é claro, o aroma super agradável e convidativo!

Justamente por isso, vão muito bem em receitas de doces, como bolos, tortas, pudins, brigadeiros, panetones e por aí vai. Aqui podemos citar três exemplos. Os dois primeiros, inclusive, você facilmente já provou em algum momento da vida. Veja:

        canela — pode ser comprada em pó, em raspas ou mesmo em ramas;

        baunilha — pode se adquirida principalmente em formato de extrato;

        anis estrelado — pode ser encontrado em pó, planta ou na versão desidratada.

Açúcar de coco

Fora o que já foi dito, há o açúcar de coco. Ele é produzido, na verdade, a partir da obtenção da seiva do coqueiro, que sofre uma conversão do estado pastoso para o sólido.

Em seguida, ele passa por um processo de quebra até se converter em grãos pequenos de cor amarronzada, que são comestíveis, dando origem, assim, a um tipo de açúcar que é totalmente orgânico e sem aditivos.

Ele é uma opção prática, principalmente para quem não busca uma mudança muita abruptas nos preparos das refeições e bebidas (utilizando frutas ou especiarias no lugar do açúcar, por exemplo).

Mel

Por fim, mas não menos importante, há o mel, que é uma alternativa bastante tradicional de como substituir o açúcar. Não é à toa que ele tem duas grandes vantagens. A primeira é a versatilidade.

Afinal de contas, ele vai bem com vários pratos e, em especial, com diferentes bebidas, sendo uma excelente escolha, por exemplo, para chás e sucos naturais.

A segunda delas é que ele é comercializado em embalagens de diferentes tamanhos, o que permite, inclusive, que você o leve no dia a dia na marmita, algo que torna a rotina bem mais prática quando você faz a maior parte das refeições fora de casa.

Como substituir o açúcar em receitas?

Há pouco, mostramos diferentes maneiras de como substituir o açúcar. Agora fica uma dica importante: é preciso utilizar as opções apresentadas de forma moderada.

Afinal, elas também se tratam de açúcar (mesmo que em outras versões/composições). Logo, o consumo exagerado pode ocasionar um aumento expressivo da glicose na corrente sanguínea, o que não é interessante, em particular, para quem está pré-diabético ou já tem o diabetes diagnosticado.

Por isso, o ideal é se consultar com um nutricionista para ter a orientação adequada e personalizada de como adoçar suas receitas. O profissional vai indicar não só a porção adequada às necessidades do seu organismo, como também dar sugestões para lhe ajudar a trocar mais rápido o açúcar processado por essas opções.

Viu só como há formas bem diferentes e interessantes de como substituir o açúcar? Você pode começar a experimentá-las para ver qual atende mais as suas expectativas. Aliás, é possível manter apenas uma a longo prazo ou então mesclar duas ou mais, conforme a sua alimentação diária. Fica a seu critério! Sempre lembrando de não exagerar na quantidade utilizada na hora do preparo de receitas, combinado?

Curtiu o post? Então, leia mais artigos do nosso blog para adotar outros hábitos saudáveis na sua rotina!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.



Planos Rede

O que você procura?