Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Livros sobre alimentação: 7 opções para repensar seus hábitos

Viver com Saúde

Livros sobre alimentação: 7 opções para repensar seus hábitos

A importância da alimentação para a saúde de todo ser vivo é indiscutível. Com a agitação da vida moderna e o acesso fácil a alimentos ultraprocessados, enfrentamos uma verdadeira epidemia de obesidade e outras doenças associadas à alimentação deficiente.

Para quem precisa repensar seus hábitos alimentares, os livros podem ser valiosos aliados, pois oferecem informações relevantes sobre nutrição, receitas saudáveis e dicas para uma dieta equilibrada.

Se esse é o seu caso, confira as nossas indicações de livros sobre alimentação. Com um pouco de dedicação e conhecimento, é possível transformar a sua relação com a comida e melhorar a sua qualidade de vida.

A importância de repensar os hábitos alimentares

Repensar os nossos hábitos alimentares ajuda a garantir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Uma alimentação saudável deve ser composta por uma variedade de alimentos, como frutas, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

Alimentos processados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio podem aumentar o risco de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.

A alimentação saudável não consiste simplesmente em dietas restritivas, mas em adotar um estilo de vida saudável e equilibrado.

Confira 7 dicas de livros sobre alimentação

E como a proposta de nosso artigo é apresentar alguns livros sobre alimentação, confira 7 sugestões que vão ajudar você a melhorar seus hábitos alimentares.

1. A bússola da alimentação, Bas Kat

Bas Kast, alemão formado em Psicologia, Biologia e Jornalismo, argumenta que a maioria das pessoas segue uma dieta que é defeituosa e que pode levar a vários problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças do coração.

Ele lança o conceito de "bússola da alimentação", que representa a ideia de que a alimentação deve ser gentil, harmoniosa e equilibrada.

No livro ele define 12 regras para uma alimentação salutar. O autor também apresenta estudos científicos para embasar suas argumentações.

2. Em defesa da comida, Michael Pollan

“Defesa da Comida” é um livro escrito por Michael Pollan, um renomado jornalista e escritor americano, que aborda questões significativas sobre a alimentação moderna.

Publicado em 2008, o livro se tornou um best-seller e propõe que as pessoas adotem uma dieta baseada em alimentos naturais e minimamente processados, dando preferência a produtos orgânicos e de origem local.

Ele também destaca a importância de cozinhar em casa e de se envolver no processo de preparação das refeições, em vez de depender de alimentos industrializados.

3. Os 7 pilares da saúde alimentar, Sophie Deram

“Os 7 pilares da saúde alimentar” é um guia que reúne ferramentas práticas e reflexões com a finalidade de modificar hábitos alimentares e reconectar corpo, comida e saúde.

Sophie Deram é nutricionista e escritora. Outro livro de sua autoria, “O Peso das Dietas”, tornou-se um best-seller, estimulando a conscientização do público sobre a relação entre alimento-corpo.

4. Comer para não morrer, Michael Greger e Gene Stone

Em nossa lista de livros sobre alimentação, incluímos também “Comer para não morrer”, que aborda o potencial dos alimentos para proporcionar saúde e longevidade.

O Dr. Michael Greger, médico nutricionista, apresenta uma abordagem baseada em evidências científicas sobre como a alimentação pode prevenir, tratar e até reverter algumas das doenças crônicas mais comuns.

A principal mensagem do livro é que uma dieta rica em alimentos de origem vegetal (plant-based) pode fornecer proteção contra diferentes doenças.

5. Comer intuitivo, Evelyn Tribole e Elyse Resch

O livro "Comer Intuitivo" apresenta uma abordagem revolucionária para a alimentação, que se opõe às dietas restritivas e incentiva uma relação saudável com a comida.

As autoras, Evelyn Tribole e Elyse Resch, propõem um método baseado em sinais internos de fome e saciedade, em vez de regras externas rígidas.

As autoras explicam como as dietas restritivas podem levar a um ciclo interminável de restrição e compulsão alimentar, prejudicando a saúde física e mental. Em vez disso, elas encorajam uma abordagem compassiva, focada no autocuidado e na aceitação do corpo.

6. A revolução da glicose, Jessie Inchauspé

O livro "A Revolução da Glicose" da bioquímica Jessie Inchauspé se destaca entre os livros sobre alimentação por explorar o impacto dos níveis de glicose no corpo e na saúde geral.

Inchauspé argumenta que manter níveis estáveis de glicose é essencial para prevenir doenças crônicas, perda de energia e envelhecimento precoce.

Uma parte central do livro é dedicada a planos alimentares baseados em índices glicêmicos baixos para ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

7. Como aprendemos a comer, Bee Wilson 

Ao longo do livro, Wilson apresenta estudos científicos, exemplos históricos e experiências anedóticas para ilustrar seus pontos.

A autora convida os leitores a refletir sobre suas próprias experiências e hábitos alimentares, incentivando uma maior consciência sobre as complexas forças que moldam nossa relação com a comida.

O livro também aborda tópicos como neofobia alimentar (medo de alimentos novos), prazeres sensoriais da comida, transtornos alimentares, marketing de alimentos e como nossas escolhas alimentares são moldadas por normas culturais e status social·

Repensar os hábitos alimentares é um passo fundamental para cuidar da sua saúde e bem-estar a longo prazo. Aproveite as orientações dos livros sobre alimentação e comece hoje mesmo a fazer escolhas mais saudáveis e sinta a diferença no seu corpo e na sua qualidade de vida física e emocional.

Aproveitando o tema, saiba mais sobre a relação entre alimentação e saúde mental. Os alimentos também exercem influência sobre nossas emoções e nossa mente.

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?