Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Síndrome de Ramsay Hunt: quais os sintomas e tratamento?

Viver com Saúde

Síndrome de Ramsay Hunt: quais os sintomas e tratamento?

Paralisia facial e sinais muito semelhantes aos de um AVC: a síndrome de Ramsay Hunt se tornou mais conhecida desde que o artista Justin Bieber anunciou, nas redes sociais, que estava sofrendo com o problema. De lá para cá, muitas pessoas tiveram a oportunidade de identificar melhor a disfunção e entender sobre ela.

Porém, se você ainda não conhece o assunto e não sabe do que se trata, continue com a gente. No post de hoje, você vai entender melhor o que é a síndrome de Ramsay Hunt, quais são os seus principais sintomas, como diferenciá-la de um AVC e muito mais. Aproveite!

O que é a síndrome de Ramsay Hunt?

De acordo com um estudo feito sobre a síndrome de Ramsay Hunt, sua incidência é de 4,5% a 9% e a infecção não tem nenhum grupo maior de risco. Além disso, é a causa mais comum de paralisia facial depois da paralisia de Bell.

Como você pode perceber, a síndrome de Ramsay Hunt não é muito comum, mas pode acometer as pessoas a partir da infecção do vírus varicela-zóster. Esse é o mesmo vírus que provoca a varicela, comumente conhecida como catapora. Normalmente, ela surge uma vez na vida, durante a infância, com sintomas que vão de febre a feridas na pele.

Após chegar ao organismo e a pessoa ter se curado, o vírus permanece no corpo e pode se manifestar novamente em casos onde a imunidade está muito baixa ou o estresse é muito grande. Nesse caso, no entanto, os sintomas afetam o nervo facial e o auditivo, provocando sinais bem diferentes da varicela, como a paralisia facial.

Quais são os sintomas da síndrome de Ramsay Hunt?

A síndrome de Ramsay Hunt pode se manifestar por meio de vários sintomas. Entre os primeiros deles estão a dor auditiva, acompanhada de uma dificuldade para escutar e um zumbido constante no órgão. Essa combinação de desconfortos, por si só, pode resultar em uma sensação de tontura.

Ainda podem ser percebidas lesões próximas à orelha ou mesmo no canal auditivo. Em casos mais graves, essas lesões se espalham e atingem também outras áreas, como a língua e o céu da boca, aumentando o desconforto.

A paralisia também é um sintoma, sendo provocada pelos danos causados à estrutura do nervo facial. Nesse caso, o nervo (que fica dentro do crânio) inflama e não tem espaço para expandir. Com o comprometimento de suas funções, ele deixa de exercer a comunicação entre o sistema nervoso central e os músculos, o que ocasiona a perda parcial dos movimentos do rosto.

Como diferenciar a síndrome de Ramsay Hunt de um AVC?

Por provocar a paralisia do rosto, a síndrome pode ser facilmente confundida com um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente por quem não conhece o problema. A fraqueza na musculatura do rosto, a assimetria das expressões faciais e até a queda da sobrancelha podem lembrar o AVC.

Nesses casos, é importante se atentar para a diferença entre elas para conseguir ter uma percepção mais nítida sobre o problema. Observe:

        na Ramsay Hunt, a paralisia atinge todo o rosto, da testa ao maxilar;

        no AVC, a parte superior do rosto continua normal.

Também existem outras doenças capazes de provocar essa alteração na face, como a doença de Lyme, a sífilis e a própria paralisia de Bell. Por isso, é fundamental ter atenção aos sintomas e procurar o seu médico o quanto antes.

De que forma a síndrome de Ramsay Hunt afeta a qualidade de vida da pessoa?

A paralisia facial traz um grande desconforto para quem é acometido pela síndrome de Ramsay Hunt. Afinal, não há como disfarçar o sintoma diante das pessoas e o paciente pode se sentir constrangida em suas interações sociais.

Em muitos casos, a pessoa também apresenta dificuldade para fechar os olhos e mastigar, por exemplo. Isso impede uma alimentação confortável e até mesmo a proteção ocular provocada pelo movimento de piscar os olhos.

Para alguns pacientes, o problema ainda vem acompanhado de lesões dolorosas na pele, em torno das orelhas e dentro do ouvido. A dor intensa nos ouvidos e a perda da audição também são incômodas e afetam a rotina do paciente, que pode ter que se afastar do trabalho e das atividades do dia a dia.

A boa notícia é que todos esses sinais costumam desaparecer dentro de algumas semanas, e a grande maioria some completamente. No entanto, se a doença danificar o nervo da face, podem restar algumas sequelas, como uma assimetria facial leve ou moderada e a chamada “neuralgia pós-herpética”, uma dor remanescente.

Quando o tratamento é iniciado logo, as chances de melhora completa são bem maiores. Por isso, é fundamental acionar seu médico assim que os primeiros sintomas forem percebidos e relatar com precisão quais são as sensações que você experimentou desde que o problema começou.

Como é feito o tratamento da síndrome?

O tratamento da síndrome de Ramsay Hunt é feito, sobretudo, a partir do uso de medicamentos antivirais. Eles agem diretamente sobre o vírus que provoca os sintomas e, quando administrados juntos a anti-inflamatórios, diminuem a dor e o inchaço provocado. Além disso, analgésicos e colírios também podem ser prescritos com o objetivo de amenizar os sintomas.

Nos casos mais graves, para recuperar os movimentos, pode ser necessário recorrer a cirurgias. Os procedimentos têm como finalidade tirar a compressão do nervo ou ligar os músculos da face a outros nervos mais viáveis. Após a recuperação, o paciente deve passar por sessões de fonoaudiologia para recuperar completamente suas funcionalidades.

Para obter um resultado satisfatório em relação a essas intervenções e ao tratamento, é muito importante que o paciente procure acompanhamento médico o quanto antes. Se o nervo ficar inchado por muito tempo, isso é capaz de provocar outras consequências e deixar sequelas, mesmo após o tratamento.

Como você deve ter percebido, não é difícil confundir a síndrome de Ramsay Hunt com um AVC. Por isso, é muito importante conhecer as diferenças e as semelhanças entre elas para identificar cada caso. Após conferir nosso artigo, agora você já está por dentro dos principais sinais.

Se você gostou de saber mais sobre esse assunto, que tal agora aprofundar seus conhecimentos sobre a varíola dos macacos? Confira quais são os sintomas, transmissão e tratamento da doença!

Referências usadas

Síndrome de Ramsay Hunt: como reconhecer? | Drauzio Varella - Drauzio Varella (uol.com.br)

Paralisia facial periférica ou Paralisia de Bell (einstein.br)

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 

Planos Rede

O que você procura?