Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Smartwatch para exercícios: 5 dicas de como escolher

Viver com Saúde

Smartwatch para exercícios: 5 dicas de como escolher

Você já deve ter visto muitas pessoas utilizando uma smartwatch para exercícios. Esse dispositivo é um relógio digital, também chamado de relógio inteligente. Ele auxilia na rotina e permite o controle de suas atividades diárias.

Para quem quer um impulso maior para manter seu bem-estar, contar com esse aparelho pode ajudar bastante para acompanhar os resultados dos exercícios, manter a motivação e monitorar seus parâmetros de saúde para evitar excessos. Confira tudo sobre o assunto e dicas para escolher o modelo ideal.

O que é smartwatch para exercícios e quais as suas vantagens?

Vamos começar entendendo o que são os smartwatches. Esses aparelhos possuem o formato de um relógio, mas suas funcionalidades vão além. Por meio dos relógios inteligentes, você consegue fazer e receber ligações, acionar playlists, acompanhar as notificações na tela e monitorar alguns parâmetros de saúde, entre eles:

        queima calórica;

        batimentos cardíacos;

        pressão arterial (importante para quem tem hipertensão);

        saturação;

        qualidade do sono.

Algumas das vantagens do uso de smartwatch para atividades físicas são:

        acompanhar seu desempenho e a evolução, identificando, por exemplo, como é possível ter um maior controle dos batimentos cardíacos ao longo do tempo;

        monitorar a estimativa média das calorias gastas por dia e ver se está entrando, de fato, em déficit calórico;

        identificar se está dentro das faixas saudáveis de batimentos cardíacos, evitando chegar ao ponto no qual pode passar mal, por se aproximar do limite.

Como os smartwatches podem ajudar na prática de atividades físicas?

Muitas pessoas usam o smartwatch para natação, corrida e bicicleta, mas eles são úteis para os diferentes tipos de práticas, até mesmo aquelas que não são tradicionalmente conhecidas como aeróbicas: ioga, alongamento, entre outras. Você consegue acompanhar o gasto calórico, se está entrando em faixas aeróbicas e anaeróbicas, identificar a distância percorrida e muito mais.

Outro ponto é que ele pode ajudar você a alcançar os patamares recomendados de atividades físicas por semana. Por exemplo, para quem não tem muitotempo para se exercitar, é possível fazer a contagem de passos e incentivar que se movimente, mesmo que em casa, no dia a dia.

Como os smartwatches podem ser úteis no monitoramento da sua saúde?

Os smartwatches são bons para exercícios físicos, mas ajudam não só nisso. Toda a sua saúde pode ser beneficiada com esse uso:

        envio de lembrete para tomar medicações controladas ou de uso contínuo;

        monitoramento do sono, verificando se todas as fases estão sendo realizadas adequadamente e se está acontecendo algum tipo de problema, como indícios de apneia do sono;

        detecção de queda e acidente, podendo até acionar os serviços de emergência, caso necessário;

        identificação de quadros que podem indicar um problema cardiovascular e avisar a pessoa de que ela deve buscar auxílio médico.

Como os smartwatches podem facilitar a rotina?

Além dos cuidados com saúde e para a prática de atividades físicas, o uso de smartwatches pode ajudar no seu dia a dia:

        permite acompanhar as notificações no relógio, sem precisar acionar o celular para isso;

        possibilita o controle de playlists de músicas durante suas atividades físicas;

        gera a possibilidade de fazer pagamentos por aproximação;

        permite localizar o smartphone;

        facilita o atendimento de ligações.


Quais as principais dicas para escolher um smartwatch bom para exercícios?

Para ter todos esses benefícios, é importante escolher os melhores modelos de smartwatches, que terão as funcionalidades desejadas. Confira, a seguir, 5 dicas que vão ajudar nessa decisão.

1. Identifique aqueles compatíveis com seu dispositivo

Não adianta escolher o melhor tipo de smartwatch disponível no mercado e ele não ser capaz de emparelhar com seu smartphone e compartilhar os dados com os aplicativos de monitoramento.

Por exemplo, os relógios inteligentes da Apple só emparelham com dispositivos da mesma marca. Então, não adianta você adquirir um aparelho excelente, mas não conseguir utilizá-lo em todas as suas potencialidades.

2. Confira se ele está alinhado com suas atividades físicas

Muitos smartwatches são ótimos, mas não conseguem atender bem às suas necessidades. Por exemplo, aqueles que não são à prova d’água não servem para quem pratica atividades como natação, mergulho, hidroginástica ou triatlo.

Outro exemplo é o tempo de duração da bateria. Quem realiza esportes de longa duração, como trilhas longas, precisa que esse item dure muitas horas (ou dias, dependendo do trajeto realizado). Aqueles que tenham menor duração não permitem acompanhar os indicadores de saúde.

3. Analise o custo-benefício

Considere sempre se o valor pago pelo modelo traz, de fato, os benefícios esperados para o uso no dia a dia, seja para a prática de atividades físicas, seja para os demais benefícios que listamos ao longo deste artigo. Por isso, verifique as funcionalidades presentes e se o valor realmente cabe no seu bolso.

4. Confira as avaliações dos modelos

Hoje, temos diversos modelos no mercado de smartwatches e, muitos deles, têm funcionalidades muito parecidas. Mas como decidir entre eles, então? Uma das formas é analisar as avaliações de outros usuários.

Para isso, é importante ler o que está sendo dito sobre cada modelo. Por exemplo, um smartwatch pode ter uma ótima bateria, um uso excelente para o dia a dia, mas não ter uma boa precisão para o controle de pressão arterial.

Se esse é um ponto importante para você, os relatos podem ajudar a identificar se há imprecisões ou não em um determinado modelo e ver se é melhor, portanto, contar com outra opção.

5. Veja os aplicativos compatíveis com o modelo

Não basta apenas ter boas opções do modelo de relógio inteligente: é preciso, também, ter aplicativos que podem ser utilizados para melhorar ainda mais sua experiência.

Por exemplo, os dados enviados pelo smartwatch podem te ajudar a identificar de forma gráfica a qualidade do seu sono, como tem sido os picos de queima calórica, entre outros pontos que serão essenciais para acompanhar seus resultados e trazer mais motivação.

Com essas dicas, você consegue escolher o smartwatch para exercícios mais adequado ao seu dia a dia e proporcionar maior cuidado com a saúde, mantendo o foco nas suas atividades físicas. Inclusive, esse hábito ajuda a prevenir muitas doenças.

Além do monitoramento, se você quer começar a ter uma vida mais ativa, é fundamental saber escolher a melhor atividade física para a sua rotina. Nós separamos um conteúdo imperdível para ajudar você nessa escolha.

Faça o quiz e aproveite este momento para investir em hábitos mais saudáveis!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.

Planos Rede

O que você procura?