Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Vasectomia e Laqueadura: Entenda Esses Procedimentos

Viver com Saúde

Vasectomia e Laqueadura: Entenda Esses Procedimentos

A vasectomia e laqueadura são métodos contraceptivos que homens e mulheres se submetem para não terem filhos. O procedimento é considerado simples, levando à esterilização definitiva, ou seja, impossibilitando a capacidade de gravidez.

Dúvidas relacionadas a esses procedimentos e como a recuperação acontece são comuns, sendo importante conhecer mais a fundo antes de tomar a decisão.

Deseja saber como funciona a vasectomia e laqueadura? Continue a leitura e saiba mais a respeito.

O QUE É VASECTOMIA E LAQUEADURA?

A vasectomia e a laqueadura são procedimentos cirúrgicos cuja finalidade é evitar uma gravidez. Trata-se de métodos considerados seguros e muito eficazes, alcançando, no máximo, 0,5% de falha.

No caso da vasectomia, é feito um corte dos canais responsáveis pelo transporte de espermatozóides, enquanto a laqueadura consiste no corte das chamadas tubas uterinas que levam os óvulos até o útero. Dessa forma, não há contato entre o espermatozóide e o óvulo, impedindo a fecundação.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO DA VASECTOMIA?

A vasectomia é um método mais simples do que a laqueadura, sendo por isso uma alternativa comum para casais que não desejam a paternidade ou maternidade. O procedimento é feito sob anestesia local na região do escroto pelo urologista.

O escroto consiste em um saco de pele que fica abaixo do pênis, onde estão os testículos. Os testículos contêm os chamados canais deferentes, tubos que transportam os espermatozoides até o líquido seminal para produzir o sêmen.

Após a anestesia, é feito um pequeno corte em cada saco escrotal para, em seguida, realizar um corte nos tubos deferentes. O próximo passo é amarrar esses ductos, fazendo com que a circulação dos espermatozoides seja interrompida.

Dessa forma, no momento da ejaculação, os espermatozóides não serão expelidos, impedindo que tenham contato com o óvulo. É importante ressaltar que a vasectomia não reduz o volume da ejaculação, não provoca disfunção erétil e nem prejudica o desejo sexual do homem.


COMO É FEITO O PROCEDIMENTO DA LAQUEADURA?

A laqueadura, também conhecida como ligadura das trompas, é um procedimento que pode ser realizado com anestesia total ou local, por videolaparoscopia ou por meio de um corte no abdome.

Há duas maneiras diferentes de realizar a laqueadura. A primeira consiste em cortar ao meio as tubas uterinas da mulher para, em seguida, cauterizar ou amarrar as extremidades. Essas trompas são formadas por pequenos tubos que têm como função levar os óvulos do ovário até o útero.

A segunda forma é implantar um tipo de grampo ou anel ao redor das trompas, de modo a comprimi-las. Quando isso acontece, impede a passagem dos óvulos para se encontrarem com o espermatozóide.

A laqueadura não traz mudanças para o ciclo menstrual e hormonal da mulher e, assim como a vasectomia, não interfere no desejo sexual.

QUAIS SÃO AS RAZÕES PELAS QUAIS HOMENS E MULHERES TOMAM A DECISÃO DE FAZER A VASECTOMIA E LAQUEADURA?

Os motivos para homens e mulheres recorrerem à vasectomia e laqueadura como alternativa para não terem filhos variam de um casal para outro.

O planejamento familiar está entre as causas mais comuns, seja porque o casal já tem a quantidade desejada de filhos, seja porque não pretendem ter nenhuma criança. Complicações em gravidez anteriores, como ter pré-eclâmpsia, também entram na lista.

Além disso, essas opções contraceptivas evitam a necessidade de a mulher usar anticoncepcionais, já que muitos trazem o risco de alterações hormonais. Doenças genéticas e divisão da responsabilidade de evitar a gravidez também podem levar à decisão da vasectomia e laqueadura.

Seja qual for o motivo, é muito importante consultar o urologista ou ginecologista para tomar a decisão de fazer o procedimento.

COMO É O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DA VASECTOMIA E LAQUEADURA?

Tanto a vasectomia quanto a laqueadura são cirurgias simples, sem efeitos colaterais além do desconforto no local onde foi feita a incisão. Enquanto o procedimento da vasectomia tem duração de até 20 minutos, a laqueadura leva entre 30 minutos a uma hora.

O processo de recuperação é rápido, sem haver a necessidade de internação. O homem é sempre liberado logo após a vasectomia, mas a laqueadura abdominal pode exigir que a mulher receba alta no dia seguinte ao procedimento.

Após a cirurgia, o médico recomenda que o paciente evite levantar peso e ter atividades sexuais, por um período que costuma ser menos de uma semana.

A laqueadura e vasectomia são procedimentos seguros e eficazes para evitar uma gravidez não programada. Porém, é muito importante que o casal discuta bastante sobre o tema para tomar a decisão de se submeter a eles.

Antes de realizar esse tipo de cirurgia, é fundamental que homem e mulher realizem alguns exames prévios. Aproveite e conheça os exames de rotina indispensáveis para mulheres.

Planos Rede

O que você procura?